"Parque Natural da Serra de São Mamede"

"Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo que uma manifestação da natureza"
(Leonardo da Vinci)
Semana perfeita para descontrair e ir em busca de aventura e contato com a natureza, aproveitando estes dias solarengos de primavera antecipada.
De novo "moteando" por aí, fui dar um passeio pelo fantástico Parque Natural da Serra de São Mamede, aqui bem perto do "meu quintal" e de onde tenho boas recordações do tempo das primeiras Maratonas de Btt de Portalegre, já lá vão uns bons aninhos.
Abandonei a cidade já depois das 09h30 e rumei a Nisa, onde virei à esquerda para a bela estradinha panorâmica que liga esta vila a Castelo de Vide.
Não entrei na vila, segui para São Salvador da Aramenha e fui visitar as ruinas da Antiga cidade romana de Ammaia.
Situadas bem próximo da bonita vila de Marvão, no coração do Parque Natural da Serra de São Mamede, as ruinas da Cidade Romana de Ammaia, localizam-se numa zona de grande beleza, no Vale de Aramenha.
Em 1995 iniciaram-se no local as escavações arqueológicas que colocaram a descoberto cerca de 3000 m2, pensando-se que a área original da cidade contaria com cerca de 20 hectares.
Construída de raiz no século I DC, alcançou o seu esplendor nos 300 anos seguintes.
Foi uma bela parte da manhã visitando aquelas curiosas ruínas e o seu interessante museu.
Subi depois à magnífica albufeira da Barragem da Apartadura onde me entretive um pouco a apreciar aquele bonito "naco" de natureza e desci a Carreiras e Areeiro de Cima, subindo de novo, desta vez a Portalegre, que cruzei por bairros menos conhecidos, rumo a Frazoa, Ribeiro da Seda e Reguengo.
Estradas bonitas, panorâmicas e curvilíneas, eram uma delícia, associadas a uma paisagem magnífica e diversificada.
Já pelo alto da serra, foi bonito de ver as soberbas paisagens sobre a Barragem da Apartadura, Marvão e Vale da Aramenha.
Desci a Porto Espada e como a barriguinha já estava a dar horas, fui até Santo António das Areias almoçar no pequeno e simpático restaurante Pau de Canela, onde se come bem e a preço comedido.
Depois de um almocinho bem aconchegante, voltei à estrada e subi à encantadora Vila de Marvão, situada no ponto mais alto da Serra de São Mamede.
Num ambiente de paz de espírito e tranquilidade, rodeada por muralhas do século XIII e do século XVII, ergue-se bem alta, esta histórica vila de ruas sinuosas e branco casario, mostrando que o tempo não é tão rápido e veloz como tantas vezes parece.
Passeando de ruela em ruela, de monumento em monumento, por ali me entretive algum tempo, admirando aquele que foi, um bastião defensivo português durante séculos, cujo topónimo "Marvão" deriva de Ibn Marwan al-Yil'liqui, conhecido por "O Galego", um guerreiro mouro que criou uma espécie de reino independente sedeado em Badajoz, e que procurou refúgio em Marvão, corria o século IX.
Liguei depois esta fantástica vila bem preservada a Castelo de Vide, por uma lindíssima estradinha panorâmica, entrando na vila por ruelas, também pouco conhecidas.
O carácter romântico desta bonita vila de Castelo de Vide, associada aos seus jardins, abundância de vegetação, clima ameno e proximidade da Serra de São Mamede, tornou-a conhecida por "Sintra do Alentejo", designação que lhe foi atribuída pelo Rei D. Pedro V.
Foi um belo dia passeando de mota pelo Parque Natural da Serra de São Mamede onde encontramos um Alentejo inesperado, alto em vez de plano, verdejante em vez de seco e onde podemos descobrir vestígios da presença humana em diversas épocas históricas.
O seu cume a 1025 metros de altitude, é o ponto mais elevado a sul do tejo e um miradouro excecional.
Já saciado de bons momentos, de tranquilidade e contemplação, do prazer de conduzir a minha mota por aquele espaço natural de beleza única, regressei a casa, satisfeito por mais esta pequena aventura vadia.
Vêmo-nos na estrada, ou fora dela.
Beijos, abraços e apertos de mão.