Avançar para o conteúdo principal

"Barragem da Coutada"

Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer. É um velho ditado com o qual muita malta não concorda, mas eu até gosto de sair cedo, especialmente no verão.
Combinei com o Vasco Soares uma volta de btt com encontro pelas 07h na padaria do Montalvão.
Como somos cumpridores, pelo menos hoje fomos, pelas 07h chegámos ao local combinado e logo ali bebemos o cafezinho matinal, que eu acompanhei com o já useiro e vezeiro pastelito de nata.
Saímos para os trilhos cruzando o lago da piscina praia, passamos pela margem norte da Barragem da Talagueira para apanhar o estradão que nos levou ao Baixo da Maria.
Subimos à cumeada e voltámos a descer, desta vez para a Ribeira do Canabichosa, com nova subida, agora para as Benquerenças.
Passámos a povoação e tomámos a direção da abandonada Aldeia da Azinheira, "brincando" num par de trialeiras, seguindo para a represa.
Desta vez não fizemos paragem no Ramalhete e continuámos para os Amarelos, onde parámos na padaria para saborearmos o delicioso panike ali confecionado.
Nada feito, chegámos cedo demais, pois anda estavam no forno. Contentámo-nos com uma fatia de torta de chocolate e uma bebida fresca, ou quase!
Passámos pela Estação dos Cebolais e fomos até às Sarnadas, continuando pelo estradão para a Atalaia.
Com passagem por um par de passagens "catitas", descemos ao Vale do Salgado e subimos à Serrasqueira, que cruzámos em direção às encostas do Monte da Coutada.
Co, uma bela panorâmica sobre a barragem da Coutada, também conhecida por Tamujais, por receber as águas daquela ribeira, ziguezagueámos pela encosta, até descermos até ao estradão que circunda a barragem e onde pedalámos até que entrámos nos trilhos que nos levaram até Vale de Pousadas, ladeando a Ribeira dos Tamujais.
Cruzamos a ribeira e subimos à aldeia para beber algo fresco no único café da aldeia, que para surpresa nossa, estava fechado.
Voltámos um pouco atrás para apanhar o trilho para a ladeira de S. Gens, a maior dificuldade do percurso, que fizemos calmamente, pois por ali a coisa abrasava mais um pouco.
Passámos o VG do Pato, ladeámos Cebolais de Baixo e entrámos no Retaxo, pelo recinto das festas, junto ao Pavilhão gimnodesportivo.
Subimos às Olelas e descemos para a Ribeira da Breja, que cruzámos por uma passagem bem peculiar, em direção ao Vale das Quedas.
Depois de passarmos o Monte do Rei seguimos por asfalto, pela antiga N.18, que agora ladeia a IP2 até à cidade.
Nesta zona da cidade, o nosso "pouso" habitual é na pastelaria junto ao elefante azul e foi ali, que parámos para beber uma jola fresquinha e dar dois dedos de conversa, após 67 divertidos kms, num bonito percurso circular, hoje virado a sul.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura." (Miguel Torga) Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro. A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais. Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal. A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas. Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quinta