Avançar para o conteúdo principal

"Uma escapadela ao Vale de Ronções"

Últimamente as pedaladas têm sido escassas. O tempo não tem ajudado e o vício vai-se acumulando.
Mas hoje, estava uma bonita manhã para a prática do nosso lúdico desporto, e assim, aproveitámos a oportunidade e fomos dar uma voltinha com as nossas bikes.


Na companhia do Silvério, Nuno Eusébio, Pedro Barroca e João Afonso fomos fazer uma visita ao bonito Vale de Ronções, nas imediações da Ribeira de Alpreade e Fragas de S. Sebastião.


Saímos pela Quelha dos Desembargadores e logo aí a manhã começou a ser divertida, com as peripécias de cada um para ultrapassar a grande quantidade de água e lama que dificultavam a progressão.


Com passagem pelo Alagão, entrámos na Quinta do Curral do Prego, onde em plena liberdade, deparámos com uma corpulenta avestruz que tal como nós, mostrou um ar intrigado.


Passámos para o Monte Brito e Vinha do Marco para chegarmos aos Escalos de Baixo, onde hoje era dia de mercado.

Pedalámos por diversas quelhas entre o cemitério e o campo de jogos, para rumarmos de imediato à Lousa, onde nos esperáva o cafézinho da praxe.

O Nuno Eusébio, exímio mergulhador, aproveitando a manhã solarenga, resolveu dar um valente mergulho numa charca lamacenta, mas o malandro fê-lo às escondidas, arredado dos nossos sequiosos olhares nestas cenas das quedas aquáticas. Espero que da próxima vez nos deixes apreciar o momento. eh eh eh!!!

Depois da matinal dose de cafeína no nosso Café de eleição na Lousa, seguimos em direcção às terras da Navancha, onde nos lançámos numa adrenalínica descida, agora a ser feita com algum cuidado, derivado ao estado dos terrenos, até à Ribeira de Alpreade junto às Fragas de S. Sebastião.

Subímos depois por um trilho enlameado, eu diria dançante, até ao Vale de Ronções, onde nos divertimos com algumas passagens lamaçentas e tirámos a foto de grupo.

Seguímos depois para a zona das Casinhas e daí até às hortas dos Escalos já em direcção à cidade.
Uma última paragem em Santa Apolónia para atestar de líquidos no chafariz e estava quase terminado o nosso passeio de hoje.

Entrámos na cidade cerca das 12h com 55 kms percorridos numa bonita manhã para a prática do Btt.

Uma "tralhinha" para a despedida no Café Lusitano e cada um foi para seu lado, depois dumas quantas horas divertidas entre bonitos trilhos e belas paisagens.


Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos,
ou fora deles!!!
AC

Comentários

Rui Leitão disse…
Amigo Cabaço, é com imenso prazer que constato que vocês continuam a pedalar por aí no continente, grandes pedaladas para vocês, que eu cá vou fazendo e pedalando o que posso, Rui Leitão, from Madeira island :)
AC disse…
Olá Rui.
Li com agrado o teu comentário.
Já por aqui existe algum saudosismo, quando nos passeios cá da região não encontramos o "aguerrido" Rui Leitão na sua flamejante "Spec."
Mas aí pela ilha, também existem certamente bons trilhos e sobretudo soberbas paisagens.
Quando vieres ao "Contenente" dá um toque para bebermos um copo e pôr a conversa em dia.
Abraço
AC
Jose disse…
Fotos verdaderamente muito bonitas com paisagens espectaculares. Cumprimentos desde "Paixão pela BTT" (http:btt-mtb.blogspot.com)e boas pedaladas.
AC disse…
Olá José.
Obg pelo comentário.
"Paixão pelo Btt" foi adicionado à minha lista de blogs.
Abraço
AC

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela ...

"Sobrainho da Ribeira"

"Hoje foi dia de ir passear a minha "ézinha", em andamento relaxado, pois no próximo fim de semana, tenho a minha peregrinação anual a Fátima. Dois dias de puro btt, logo com o primeiro a chegar ao final, em Constância, após 125 kms em plena comunhão com a natureza, com a bica da cerveja preta e das belas sandes de presunto, ali para os lados da Aldeia do Mato. O segundo será mais "maneirinho" e também muito mais curto, orientado ao puro divertimento, pelos fantásticos singles de Almourol e Serra D'Aire. Saí de casa já um pouco tarde, com os ponteiros do relógio quase a posicionarem-se nas 08h30. Rumei ao Cabeço do Infante, com passagem pela Taberna Seca e Vilares e, ali efetuei a primeira paragem para o cafezinho matinal. Sempre de forma descontraída, continuei as minhas pedaladas passando Sarzedas e descendo ao cruzamento para o Salgueiral e Sobrainho da Ribeira. Escolhi o Sobrainho da Ribeira. Nesta bonita estradinha panorâmica, ...

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura." (Miguel Torga) Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro. A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais. Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal. A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas. Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quinta...