Avançar para o conteúdo principal

"Uma aventura até à Serra do Muradal"

Conforme combinado préviamente com o Nuno Eusébio, hoje, caso o tempo o permitisse, a volta seria um uma espécie de treino para o SRP160.
O Pedro Barroca também se uniu a nós, mas acompanhando-nos até à Serrasqueira, pois tinha compromissos e tinha que estar em casa cedo e a volta de hoje ía-se alongar um pouco derivado à altimetria e quilometragem.
Saímos os três da Pires Marques com intenção de ir tomar a dose matinal de cafeína no Palvarinho, o que aconteceu, depois daquela sempre difícil subida à Capela de Santo António, agora agravado com estado do terreno com muitos regos e alguma lama.
Seguimos depois em direcção à Praia Fluvial do Muro e subímos à Serrasqueira, onde nos despedímos do Pedro Barroca, que nos acompanhou até alí e a quem agradeço a companhia.
Contornámos a aldeia e pedalámos pelos Vales do Estacal e Olho Calhão até cruzarmos a Rapoula, onde pouco depois acompanhámos a Ribeira da Magueija durante alguns kms, passando ainda pelas Gatas, Monte Goula, Azenha de Cima e Magueija, seguindo um dos trilhos de xisto.
Subimos ao Pé da Serra e Lameira, descendo seguidamente para a bonita Barragem da Cardosa, um recanto de imensa beleza.
Ali parámos um pouco a apreciar a paisagem, olhando para as antenas eólicas da Serra do Moradal, dissimuladas pela neblina, tomando coragem para as duras e longas rampas que nos esperavam em direcção às ditas antenas.
Já quase no topo, virámos à direita para uma adrenalínica descida entre pinhal que nos levou ao Vale do Curral e logo de seguida à bonita aldeia da Cardosa, onde nos divertimos pedalando nuns singles entre xisto simplesmente espectaculares.
Dalí ladeámos a Ribeira da Silvosa e logo depois a Ribeira da Paiágua, até esta última aldeia, entrando seguidamente na imponente Serra da Pedragueira, onde após algumas pequenas dificuldades a transpor uns quantos pinheiros caídos no trilho, provávelmente derivado à neve, apanhámos caminho livre para descer em alta velocidade até à estrada para Almaceda.
Entrámos depois num bonito single track que nos levou até às Rochas de Baixo, onde efectuámos nova paragem para abastecimento.
Depois foi seguir ladeando a linda ribeira de Almaceda até ao Martin Branco, onde contornámos a Barragem da Várzea do Porto do Conde, seguindo depois o Tripeiro até ao Barbaído.
Já com a cidade no horizonte, com um belo acumulado e umas boas dezenas de kms, continuámos a nossa aventura passando entre as aldeia do Freixial e Juncal em direcção a Santa Catarina e Valverde, entrando na cidade pelo lado da Tapada das Figueiras e Parque de Campismo.
Um belíssimo treino para o SRP160, mas apenas de pouco mais de metade do que compõe a prova, mas ainda faltam dois meses e até lá, certamente conseguirei melhor performance.
Foram 92 kms de bastante dificuldade, com muitos e bonitos trilhos, soberbos single tracks, umas quantas paredes, bem "sacaninhas" onde a avózinha se fartou de "serrar", umas adrenalínicas descidas e a passagem por 14 bonitas aldeias, prencheram hoje a minha alongada manhã de btt, acompanhado pelo amigo Nuno Eusébio, que também ele adora este tipo de aventuras e na parte inicial, pelo Pedro, que com pena nossa não nos pôde acompanhar.
Outras aventuras virão, assim as pernitas o permitam e o espírito de aventura não me abandone.

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos,
ou, fora deles!!!
AC
Clica na foto

Entre Serras

Comentários

Carlos Gaspar disse…
que formidável e saudável espírito bttista e que belos trilhos ... estivesse eu mais perto e por certo seria mais um a fazer companhia!!!
Um abraço e vamos seguindo as suas e as vossas aventuras aqui desde TOMAR, inté !!!
Carlos Gaspar - BTT100Stress
AC disse…
Olá Carlos.
Obg pelo comentário.
Quando quiserem, terei muito prazer em os guiar nalguns dos belos trilhos da região.
Apareçam!!! Também tenho seguido as aventuras da "rapaziada" de Tomar.
Abraço
AC

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel