Avançar para o conteúdo principal

"Rota do Carvalhal"

Hoje, fui ter com o Carlos Sales e fomos dar umas pedaladas pela bonita Serra da Gardunha.
Carregámos as bicicletas e fomos até Castelo Novo, onde idealizei começar este pequeno percurso.
Tomámos Café no "Lagarto", preparámos as bicicletas e ai vamos nós serra acima.
Saímos pelas Devezas e no Santeiro, virámos á direita para as Ladeiras e antenas do lado de Alcongosta.
Passámos a curva apertada das Ladeiras e descemos à Casa Florestal, onde parámos para apreciar a explendorosa panorâmica sobre a Cova da Beira.
Descemos depois a Alcongosta, pela calçada romana, que apesar de não ser muito comprida, abanou-nos bem o esqueleto!!!
Pelas estreitas ruelas e apertadas quelhas, descemos à passagem inferior da A23 e rumámos ao Fundão, pela Quinta dos Casais.
Aqui, fomos até à Pastelaria, onde trabalha a mãe do Carlos e comemos um saboroso "pannier", muito bem confecionado e acompanhado de um sumo, para não destoar!!!
Voltámos à Serra, iniciando agora a subida pelo lado das Piscinas, em direcção à Quinta do Convento e Sra do Miradouro, onde virámos à esquerda para a Quinta Serrana, para sofrer" em cerca de três kms de boa "parede" de pedra roliça.
Passámos entre pomares de cerejeiras e voltámos à direita para o alto do Arrebentão, onde apanhámos o trilho à meia encosta para o Carvalhal, onde o horizonte nos "bafejava" com as bonitas paisagens a perder de vista.

Virámos novamente à esquerda, agora já em direcção ao Alto da Gardunha, onde se situam as antenas.
Trilho horrível, que nos obrigou a efectuar duas centenas de metros a "acompanhar a bicicleta", por ser completamente impraticável.
No próximo ano, se não houver manutenção neste trilho já não será possível passar por lá, quer a subir, quer a descer, pois parte dele já se encontra quase tapado com o matagal e os regos, em alguns locais, têm meio metro de fundura.

Chegámos às antenas e finalmente "cantámos vitória". Tinham-se acabado as subidas e secções técnicas do percurso.
Descemos então a Castelo Novo, pelo Castelo Velho e VG da Baldeira, para chegarmos de novo junto da minha "ramona" que se encontrava estacionada junto ao Restaurante " O Lagarto".
Arrumámos as bicicletas e fomos beber uma bjeca.
Regressámos à cidade, depois duma bonita manhã de pedaladas, num local onde gosto bastante de pedalar, e que, últimamente tenho esquecido um pouco.
35 kms e 1435 m de acumuldo positivo, foi o suficiente para ficarmos com o corpinho um pouco dorido, mas com a alma repleta de bons momentos e excelente paisagens.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC

Comentários

Silvério disse…
Parabéns pelas espectaculares imagens e pela muito feliz montagem! Não há duvida alguma que pedalar na Gardunha (Serra!!!), desperta sempre paixões, mesmo a quem simplesmente a "pedala virtualmente", como acabei de fazer através deste post. Obrigado pela partilha.
Um abraço
Silvério
SALES disse…
Realmente a Gardunha tem potencialidades em trilhos e paisagens que nós Beirões ás vezes menosprezamos, mas quero dizer tbm que foi uma manhã espectacular com muitas recordações dos anos que vivi no Fundão e explorei a serra a pé claro, onde alguns trilhos eram-me bastante familiares. Um Bem-haja ao Amigo António, agora venha a próxima para ganhar ritmo e forma.

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel