Avançar para o conteúdo principal

Uma aventura Alpina - Alpe di Neggia"

"Vive a vida com aventura porque parada ninguém te atura" (Nicoly Lummertz Ferreira)
Depois de três dias bem vividos, plenos de aventura, boa camaradagem e boa disposição, partimos para o último dia de pedalada.
Com a parte dos alpes que pretendíamos cruzar, o Sustenpass, o Furkapass e o Grimselpass, encerrados devido à neve tivemos que "cozinhar" uma alternativa, pois não somos meninos de ficar a chorar pelos cantos.
E o melhor, como quase sempre está mesmo à nossa frente, neste caso, à porta de casa, em Gamborogno.
E saímos mesmo da porta de casa para enfrentar umas durinhas rampas na conquista do Alpe di Neggia subindo o Monti di Fosano, com passagem para o país vizinho, a Itália
Começamos logo a subir, com pendente mais suave, entre os 7/8%  com paisagens maravilhosas sobre o Lago Maggiore e lindos vales verdejantes, para chegar ao alto meio empenados, com os últimos 6 kms a não baixar dos 12%. 
Foram 12 kms de pura ascensão, paisagens idílicas, companheirismo do melhor e estradinhas de encantar.
Já no alto paramos algum tempo para desfrutar daquela majestosa paisagem montanhosa e até conviver um pouco com outros desportistas que iam chegando ou já por ai se encontravam.
Depois de vestir os casaquinhos para a descida, foi um gozo autêntico.
As paisagens de cortar a respiração multiplicavam-se e qual delas a mais bonita.
Algumas paragens para apreciar aquela envolvente panorâmica, de paisagens montanhosas selvagens e românticas, com um olhar mais atento sobre as pitorescas aldeias que íamos deixando para trás.
Passamos Indeminni, Isolabella, Pezze, Briegno, Lozzo, Armio, Veddasca, Graglio e Cadero já em território italiano e paramos numa bonita "passeggiata" na pitoresca aldeia de Garabiolo para um par de "birras rossas Moretti", o combustível suficiente para o final deste dia de aventura.
Finalizamos a descida em Zenna, onde voltamos a entrar na Suiça e desfrutar do restante percurso ladeando o Lago Maggiore, um bonita lago rodeado de mais de 30 bonitas cidades e 3 românticas ilhas, num total de 212 kms quadrados, divididos entre a Itália e a Suiça.
Foi um acumular de sensações pedalar durante uns bons kms ladeando este belo lago até chegarmos de novo a Vira Gamborogno, onde tínhamos o "quartel general" montado e enfrentar os últimos kms de subida, do dia e desta fantástica aventura até ao final.
Neste final de dia fomos almoçar ao restaurante "Il Cantuccio" pertencente a portugueses, onde fomos bem recebidos e desfrutamos dum belo jantarinho à portuguesa . . ."carne de porco à alentejana", acompanhada com um belo Dão.
E terminava assim os nossos 4 dias de pedalada pelos Alpes, com muita adrenalina, excelente camaradagem e panorâmicas excelentes, daquelas que "grudam" no cérebro e nunca mais saem.
No dia seguinte foi levantar cedo e tomar o pequeno almoço na "Paneteria" onde tomamos o primeiro e fomos contagiados pela simpatia e disponibilidade da senhora que nos atendeu de forma exemplar.
Seguiram-se dois dias de maratona automóvel, com troca de condutor de vez em quando para chegarmos a casa no dia seguinte pelo meio da manhã.
Foi mais uma bela aventura, daquelas que me motivam e se identificam com a forma como gosto de utilizar a bicicleta. Lúdica, aventureira, um pouco mais ou um pouco menos e sobretudo desfrutar da natureza e dos bons momentos da vida . . .sem stress e se possível em boa companhia, apesar de sempre me ter considerado um solitário nestas andanças aventureiras.
Parafraseando Lord Byron , "na solidão é quando estamos menos sós", ou mesmo Mauro Santayama, quando diz: "a educação para a vida deveria incluir aulas de solidão."

Fiquem bem.
Vêmo-nos na estrada, ou fora dela.
Beijos, abraços e apertos de mão.
Inté.
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-