"Mototurismo por "tierras de nuestros hermanos""

"A imaginação é a primeira fonte da felicidade humana"
(Giacomo Leopardi)
Hoje fui fazer um passeio de mototurismo com a agradável companhia do João e da Marta, que vieram do Fundão aos comandos duma bonita e bem cativante Benelli  TRK502.
O ponto de encontro foi nas bombas da Repsol do Lanço Grande, onde atestamos as máquinas e ingerimos a primeira dose matinal de cafeína.
Cerca das 07h30 fizemo-nos à estrada, por Ladoeiro e Zebreira, entrando em Espanha pela pequena fonteira que cruza o Rio Erges junto a Salvaterra do Extremo.
Depois duma pequena paragem para tirar uma foto ao Castillo de Peñafiel, que se ergue altaneiro no cimo de um monte formado por negra e musgosa penedia de abruptos rochedos inacessíveis.
Entramos em Espanha e, à entrada de Zarza la Mayor, viramos à esquerda ao encontro da Ex-A1, em Moraleja, que seguimos até à cidade de Plasencia.
Pelo panorâmico Vale de Jerte fomos até Valdastillas e subimos ao Piornal, pela Sierra de Tormantos, com uma paragem na Cascata do Caozo, para o João e a Marta ficarem a conhecer o local e na altura adequada fazerem uma visita aquela bonita cascata quando despeja as suas águas pela profunda Garganta de Bonal.
Chegados ao Piornal, paramos numa das suas pitorescas esplanadas para nos refrescarmos com uma bebida fresca e dois dedos de conversa.
Descemos seguidamente a Tierras de la Vera e almoçamos em Pasarón de la Vera, numa espaçosa "terrassa", enquanto as nossas motas arrefeciam um pouco o motor numa boa sombrinha.
Já saciados, seguimos para Tejeda de Tietar, para uns kms mais à frente virarmos o azimute à bonita zona de Bazagona, com a sua velha estacão de ferrocarril, ladeando Rio Tietar de àguas esverdeadas e um dos principais afluentes do Rio Tejo.
Paramos nos miradouros de Portilla de Tietar, La Higuerilla e Malavuelta, este ultimo, já junto ao paredão da Presa de Torrejon, onde o Rio Tietar encontra às águas do Rio Tejo.
Por uma bela estrada panorâmica subimos a Villareal de San Carlos, onde fizemos nova paragem, um pouco mais descontraída para um cafezinho, uma bela zurrapa, que nos fez saudosos da nossa bela bicazinha.
Descemos à ponte sobre o Rio Tejo, que cruzamos e paramos no fantástico local do Salto do Gitano, local emblemático do Parque Natural de Monfrague por albergar dezenas de aves de rapina.
É um local de beleza impar, com o Rio Tejo a marcar presença, criando uma moldura única e atrativa.
O dia já caminhava para o final e saímos daquele fantástico local em direção a Torrejon el Rubio, onde viramos à direita, ao encontro do sempre fascinante Embalse José Maria Oriol, por nós conhecido por Barragem de Alcântara, com passagem por Serradilla, Mirabel, Casas de Milan e Canaveral.
Desfrutando da fenomenal panorâmica criada pelo "embalse" que se estende kms a perder de vista, cruzamos Garrovilhas de Alconetar e Mata de Alcântara, antes de entrar em Alcântara, onde paramos, na praça do fontanário, para uma bebida refrescante, na esplanada de um dos seus vários cafés.
Seguiu-se uma breve mirada ao convento de San Benito e ás igrejas de San Pedro de Alcântara e Santa Maria dos Almocóvar, com a estátua de San Pedro colocada num quadrado entre ambas.
Depois desta singela visita, rumamos a casa, passando por Piedras Albas, Segura, Zebreira, Ladoeiro e Escalos de Baixo, onde me despedi do João e da Marta, que seguiram para o Fundão e eu para Castelo Branco.
Foi um dia bem passado na excelente companhia do João e da Marta, praticando um hobby que gostamos, o mototurismo, contemplando desta vez o sempre belo Vale de Jerte, Sierra de Tormantos, Tierras de la Vera, Parque Natural de Monfrague e Embalse de Alcântara.
Vemo-nos na estrada, ou fora dela.
Beijos, abraços e apertos de mão.