Avançar para o conteúdo principal

"Transibérico em BTT"

Na passada quarta feira, eu o Nuno Eusébio e o Luís Lourenço, fomos até Valverde del Fresno, onde fizémos a base e ponto de partida para um transibérico em btt pelos bonitos trilhos da Sierra de Gata e da Serra da Malcata.
Saímos de Castelo Branco um pouco antes das 07h00 e rumámos àquela aldeia espanhola, parando em S. Miguel d'Acha para o primeiro cafézinho da manhã.
Estacionámos a viatura na rua principal de Valverde e preparámos calmamente as bikes e restante material.
Pelas 08h20 demos início a esta fantástica manhã de btt com uma longa subida de 11 kms com início no Puerto de Perales.
Fizemos umas centenas de metros em asfalto e virámos à esquerda para um estradão pelo Monte de Vale Y Egidos que fomos conquistando kms a km.
Ao quarto ou quinto kms, o Nuno Eusébio partiu um raio da sua roda traseira, deixando-nos preocupados. Mas . . . a roda manteve-se desempenada e aguentou toda a jornada. Não haja dúvida que Mavic é Mavic e estas SL, são de fato fantásticas!!!
A paisagem logo pela manhã, era lindíssima e foi aumentando consoante íamos ganhando altitude, com a malta a parar à passagem pelo Barroco da Toiriña para apreciar aquela bela panorâmica a perder de vista.
Mas ainda havia muito para subir. Sempre absortos por todo aquele verde já a transformar-se nas cores outonais, lá chegámos aos Canchos del Picoto, onde demos entrada em Portugal e Parque Natural da Serra da Malcata.
Até Foios foi quase sempre em descida e já na aldeia, parámos no Snack Bar El Dorado para comer algo sólido. Eram 10h00!
Comemos uma bela sandocha mista de presunto e queijo caseiro. Uma delícia!
Já com o corpinho mais reposto, continuámos até à Aldeia do Bispo, onde entrámos no primeiro single track do dia . . . o do Malhão, que percorremos num bom par de kms.
Entrámos depois numa bonita floresta de pinheiros e faias completamente coberta de fetos, dando-lhe um colorido espetacular. Adorei aqueles kms até Navasfrias.
Saímos da Aldeia e encostámos ao rio, seguindo algum tempo por um bonito estradão, sempre embrenhados na floresta, num constante sobe e desce, até á bonita Puente del Vilar, que cruza o Rio Aguedo.
Em suave subida, continuámos até Mortacinos, onde voltámos a entrar num fantástico single track, quase sem fim, até às proximidades de El Payo.
Subimos depois até El Payo e fizémos nova paragem no bonito "rincón del Karacolito", onde já estivera antes com outros amigos.
Ali fomos "bienvenidos" e almoçámos um belo "bocadillo de plumas de cerdo negro". Uma delícia para o meu palato e dos meus companheiros, que também adoraram.
saímos da povoação em direção à bonita Puente del Gaz e fomos em busca do Rio Rubios, que cruzámos, para subir à zona das Minas de Navasfrias, onde pedalámos por adrenalínicos "senderos" bastante pedregosos, com passagem espetaculares em túneis. Simplesmente fantástico!!!
A partir dali, subimos bastante em pendente suave, até ao início da descida do Puerto de Perales, onde fizemos um belo par de kms pelo seu traçado curvilínio e com uma impressionante paisagem sobre Eljas, Valverde del Fresno, o imponente Jalama e o Vale de Xálima.
Descemos a Valverde por rápidos estradões e já na povoação, por estreitas e inclinadíssims ruelas, que puseram bem à prova a fiabilidade dos travões das nossas bikes.
Chegámos junto da viatura e carregámos as bikes e restante material, satisfeitos por mais este belo dia de Btt, onde durante 79 kms, fomos reis e senhores de toda aquela bonita panorâmica e trilhos fantásticos, pelas mediáticas Serras de Gata e da Malcata.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC
 
Clip de filme.
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela ...

"IX Raid AC-Trilhos e Aventuras"

Sierra de Gata, um paraíso natural!!! È de facto um paraíso natural para a prática do btt e foi neste cenário, que idealizei o meu IX Raid. Não tenho o dom da palavra, nem a fluência da narrativa, como gostaria de ter, mas tenho ideias. Ideias que quase sempre ponho em prática e que gosto de partilhar com os amigos que me queiram acompanhar nesta minha "sede" de aventura e de descoberta de novos trilhos e outras paragens, que se tornam para mim viciantes e me fazem manter activo, ainda que os meus 57 anos de idade já clamem por alguna acalmia. Mas ainda vou ter que somar uns anitos mais " calcorreando " por aí!!! Três dos meus companheiros habituais nestas andanças, não puderam estar presentes, por motivos profissionais. Outros dois se juntaram ao grupo. O Tiago e o Pedro Ferrão, cuja companhia bastante aprecio. O Silvério, o Nuno Eusébio e o João Afonso, já fazem parte da "mobília". E foi com este pequeno grupo que partimos em direcção a Eljas pelas 07h00...

"Trilho das Bufareiras e Penedo Furado"

"Às vezes ouço passar o vento; e só de o ouvir passar, vale a pena ter nascido" (Fernando Pessoa) Numa espécie de homenagem ao primeiro dia de primavera, que se apresentou como tal, solarengo e luminoso, fui mais a minha "Maria" fazer um pequeno passeio pedestre, ali para os lados de Vila de Rei. Saímos de casa já com os ponteiros do relógio a aproximarem-se das 09h00 e fomos até à Padaria do Montalvão, onde tomei a matinal dose de cafeína. Seguimos depois para a Praia Fluvial do Penedo Furado, para caminharmos um pouco pelo Trilho das Bufareiras e percorrer os recém inaugurados passadiços do Penedo Furado. Já a manhã ia a meio quando iniciamos a nossa caminhada, que teve inicio na Praia Fluvial, seguindo durante umas centenas de metros a Ribeira de Codes, pelos novos passadiços, até ao pequeno ribeiro da zona das cascatas. São 532 metros lineares, que trazem ainda mais beleza ao local e facilitam o acesso às cascatas. Terminada a passagem p...