"GR do Vale do Coa - 1º. Dia - Nascente do Rio Coa - Miuzela"

A descoberta do Rio Coa desde a nascente à sua foz, do território e do património, através de um trilho de cerca de 200 kms. Atravessar montes e vales, por terras que nos contam 30 mil anos de ocupação humana e de arte. Nesta paisagem agreste, a natureza é ora moldada pelo homem, nas vinhas e pomares, ora indomada, nas escarpas graníticas da Faia Brava.
Este era um desafio que aguardava com alguma ansiedade. Já tinha feito um par de convites para fazer esta rota, mas a malta com este espírito liberdade e aventura vai escasseando e dos que conheço e que me poderiam acompanhar estavam nesta altura limitados por outros compromissos.

E quando me refiro a convites para efetuar esta rota ou outras, refiro-me obviamente a companheiros de aventura e não a adversários para marcar diferenças e somar protagonismos. Não pretendo melindrar ninguém, mas essa não é a minha onda!

Com promoção da Associação de Desenvolvimento Territórios do Côa, a grande rota compreendia 3 dias de btt, acompanhando o Rio Coa desde a sua nascente na Serra das Mesas (Foios/Sabugal) até à sua foz (Museu do Coa/Vila Nova de Foz Coa), atravessando os concelhos do Sabugal, Almeida, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa.
Na sexta feira, dia 30, fui dormir a Almeida Casa da Juventude, o local de partida e chegada durante os três dias de rota.

No dia 1, depois de tomar o pequeno almoço servido pela entidade organizadora, carregamos as bikes numa carrinha disponibilizada para o efeito e seguimos de autocarro para o local de partida da primeira etapa, na nascente do Rio Coa.
Eramos neste primeiro dia 32 participantes, vindos de vários pontos do pais.
Subimos à nascente, já montados nas nossas bikes e depois das fotos da praxe, demos início ao percurso, que nos iria levar até Miuzela do Coa uma bonita aldeia situada num contraforte da Serra das Mesas ao centro de um promontório delimitado pela Ribeira de Noemi e do Rio Côa.
Depois de uma descida algo técnica sempre com uma visão espetacular sobre a aldeia de Foios, cruzamos a aldeia e embrenhamo-nos em bonitos trilhos vestidos de cores primaveris que iam acompanhando, nalguns tramos, o leito do rio Côa, que ia tomando corpo ao longo dos kms.
Passamos junto à entrada do Vale de Espinho e rumamos à Malcata, onde tivemos o primeiro abastecimento, após 22 kms percorridos.
Depois de pssar a ponte sobre o braço da Barragem do Sabugal, contornamos durante alguns kms aquela bonita bacia hidrográfica e entramos no Sabugal, ladeando o Côa, que aqui se apresenta vesido de bonitos verdes e belos recantos.
Subimos ao castelo para um olhar breve sobre aquela bela construção, também conhecido como o castelo das cinco quinas, onde registamos o momento com um par de cliks com as nossas digitais.
deixamos o Sabugal e tomamos o rumos à Quinta das Vinhas, onde nos esperava o segundo abastecimento do dia, na Quinta das Vinhas, ao km 45.
Depois de retemperar forças passamos junto a Roque Amador e Rapoula do Côa para entrarmos mais tarde no Seixo do Côa, mais uma castiça aldeia cruzada  por esta bonita rota.
Acompanhando o rio Côa por belos trilhos e impressionantes paisagens, chegamos à belíssima ponte medieval de estilo romano, que cruza o rio na zona do vale longo.
Estavamos já perto do final da etapa, que concluímos alguns kms depois, no parque de merendas da Miuzela, onde nos esperava um lauto lanche, bem repleto com uma bela grelhada e bebida à descrição.
Depois de carregadas de novo as bicicletas na carrinha para serem guardadas num espaço fechado pertencente á junta de freguesia da Miuzela,  entramos no autocarro que nos levou de novo à casa de Juventude de Almeida, onde estavamos alojados.
Depois do banhinho, fui jantar com malta amiga ao restaurante "O Granito, junto à Porta de S. Francisco, onde retemperamos forças com um belo Naco de Vitela.
Foi um belo dia de pedaladas por trilhos fabulosos ornamentados de paisagens únicas, acompanhando o rio Coa na sua viagem até à foz, desfrutando esta aventura na companhia de alguns amigos e companheiros, também eles imbuídos que enriqueceram este fantástico dia, que culminou com 67 kms de bom btt e muita aventura.