quarta-feira, 19 de agosto de 2009

"Para descomprimir"

Hoje, na companhia do meu amigo Paulo Jalles, fui dar uma volta descontraída e para descomprimir.
Após uns diazitos inactivos, no tocante a bikes, pretendia-se umas voltitas mais calmas para retomar a forma e foi isso que aconteceu.
Saímos da Pires Marques pelas 08h10 e rumámos à planície cá da zona . . . a Lardosa, onde parámos no Café Tá-se Bem, o local habitual de abastecimento líquido quando se pedala para aquelas bandas.
Após nos refrescarmos com uma bebida fresca, fomos à procura de sossego e paisagens tranquilas e envolventes e como tal, nada melhor que a bonita barragem de Santa Águeda, vulgo Marateca.
Utilizando algumas passagens que aprendi nos passeios do amigo Pinto Infante, chegámos àquela bonita bacia hidrográfica, onde a quietude era total.
Ornamentada aqui e acolá por alguns pescadores, a barragem, agora com a cota bastante baixa, tem paisagens ainda mais belas pelos recortes mais acentuados e os paus completamente despidos que assomam naquelas àguas calmas e espelhadas de nuvens e sombras que lhe davam ainda mais beleza.
Contornámos práticamente metade da barragem por carreiros e trajectos inventados até que com alguma mágoa, por não completarmos todo o seu perfil, a abandonámos derivado à hora e ao forte calor que se fazia sentir.
Rumámos à cidade utilizando um pouco mais de asfalto para atalhar, retomando novamente os trilhos que nos conduziram a Alcains.
Um pequeno contratempo, originou que eu e o Paulo tomássemos caminhos diferentes e como consequência, descobrir novos atalhos que nos puseram de novo no percurso delineado, com a consequente penalização da hora de chegada, prevista para as 12h00, que por tal motivo sofreu um agravamente de mais de meia hora.
Em andamento de passeio e conversa animada, acabámos por pedalar por trilhos e paisagens bastante interessantes durante 67 kms, num percurso circular e divertido.

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC

1 comentário:

Pinto Infante disse...

só poderias ser tu:
andei por estas bandas da marateca cerca das 11Horas, mas a correr,e fazer o reconhecimento, pois o passeio pedestre da feira do feijão vai por ali passar e deparei me com rodados de burras junto à agua. pana não nos encontrarmos.
abraço
Pinto Infante