Avançar para o conteúdo principal

"À descoberta da Serra de S. Miguel"

Ontem apeteceu-me ir vadiar com a minha "santa".
Acompanhou-me o amigo Carlos Sales e fomos à descoberta da Serra de S. Miguel, um "caroço" bem redondinho, guardião das castiças aldeias de S. Simão e Pé da Serra,
Das vezes que pedalei naquela zona, sempre tive a curiosidade de ir lá ao topo, onde se encontra a única antena naquela serra e um posto de vigia.
É uma local pejado de bonitos PR,s. Um deles é o espetacular PR5 (À descoberta de S. Miguel) que tem início no Pé da Serra e sobe ao alto da Serra, descendo depois à Vinagra.
Bonito, técnico e com vários miradouros naturais, faz jorrar adrenalina pela serra abaixo.
Pelas 07h30, fui buscar o Carlos a casa e fomos até Vila Velha de Rodão, pela velhinha N.18.
Parámos na Pastelaria Rodense e ali tomámos calmamente o pequeno almoço.
Deslocámo-nos depois para o Cais do Tejo, um bonito local e onde se iniciam os passeios de barco, onde estacionámos a viatura.
Preparámos as bikes e o restante material, sem stress, pois o dia estava por nossa conta. Afinal somos bikers de aventura e são estes pequenos, médios ou grandes passeios, que nos movem . . . pela aventura, pela descoberta, pelo prazer de pedalar calcorreando cabeços e vales, nesta bonita vertente lúdica.
A manhã junto ao rio, apresentava-se com um manto de neblina que cobria toda a zona, criando imagens quase surreais, nos barcos ancorados no rio e na ponte, apenas algumas centenas de metros.
Pelas 08h20 demos início ao nosso passeio, pedalando em direção à Ponte sobre o Tejo.
Pretendia tirar uma foto às espetaculares Portas de Rodão, mas estas nem se viam, nem sequer um recorte.
Fomos andando!
Virámos logo à direita, a seguir à ponte, vencendo uma forte subida paralela à Quinta da Corga até quase à Portela do Atalho.
Chegados à cumeada, deparámo-nos com uma imagem fantástica sobre o vale, enfeitado com as bonitas aldeias do Monte do Pardo e Monte do Arneiro. A neblina já tinha práticamente desaparecido.
Descemos ao vale pela caminho da Horta do Barreiro e por ali ziguezagueámos, cruzando a aldeia do Monte do Arneiro e seguindo em direção aos olivais da Fonte Longa.
Quando chegámos à mata de eucaliptal, deparámo-nos com alguns contratempos, pois o caminho tinha práticamente desparecido e a alternativa, foi um bom par de paredes e 20 metros de corta  mato com a bike às costas, para entrarmos na N.18
Uma pequena correção a fazer na próxima incursão áquela zona.
A partir da N.18 e do cruzamento para o Arneiro, iniciámos a subida ao topo da Serra de S. Miguel.
Longa, com alguma pedra roliça e com zonas onde o meu aparelhómetro indicava 20% de inclinação. Mas estávamos ali para a conquistar e conseguimo-lo.
Consoante íamos ganhando altitute, os nossos olhos íam-se dilatando com a magnitude da panorâmica envolvente. Fantástico!
Culminámos com uma foto junto à placa com o nome da serra, do VG e do posto de vigia.
À passagem por um dos miradouros naturais, ficou-me na retina um single track que desce para a Aldeia da Vinagra. Hoje a minha opção era outra. Descer pela outra secção do single track ao Pé da Serra.
E foi isso que fizémos. Brutal, adrenalínico e escorregadio. Que pica!!! Adorei!!!
Já quase no final, abandonámos o single que seguia para o abandonado Monte Cimeiro ( um local a visitar mais tarde) e contunuámos por outra trialeira para S. Simão.
Entrámos na aldeia com um sorriso de orelha a orelha. Mas depressa se desvaneceu quando entrámos na única tasca da aldeia. Não tinham pão. Lá se foi a ideia duma suculenta sandes de atum. Ficámo-nos por uma mini jola e umas bolachinhas. Havia a opção do bar da Associação dos Amigos da Aldeia, mas já lá não fomos, seguimos em direção à Salavessa.
Voltámos a subir por um bonito trilho pela falda da serra em direção à mata de eucaliptos.
No topo, virámos à direita e gozámos à brava por uma rápida descida ao Vale da Ribeira do Fivenro.
Nos últimos metros da descida, numa zona de elevada inclinação e numa curva apertada, vimo-nos mesmo num aperto, pois o terreno estava bastante deteriorado e já não havia forma de parar as bikes. Que valente susto.
Conseguimos sair dali ilesos e ambos branquinhos como a cal.
Depois de passada a tremideira, iniciámos uma boa subida à Salavessa, uma catita aldeia onde ainda predominam muitas caxas xistosas.
Parámos num café e volta o disco e toca o mesmo. Não havia pão. Chiça!!! Mais uma jola e umas bolachinhas. Lembrei-me daquela malta que costuma levar aquelas sandochas que mais parecem palmilhas. Vou ter que os "plagiar"!!!
A partir dali foi a loucura total. kms de single track quase até final.
Descemos ao Tejo que ladeámos num fantástico single track. (Rota dos Açudes). Adrenalínico e perigoso, mas não havia forma de parar. Aquilo estava a por o sangue a ferver.
Saímos da primeira secção do single nas escarpas das Fisgas do Tejo e seguimos por outro single até ao estradão, que nos conduziu de novo na N.18.
Descemos á ponte, que cruzámos e pouco depois, estávamos de novo junto à viatura, no Cais do Tejo.
Arrumámos as bikes e restante material e fomos até ao Restaurante "Ponte do Enxarrique", onde finalmente nos mandámos a uma suculenta sandes mista, tipo XL, acompanhada duma jola fresquinha.
Tinha chegado ao fim mais uma das minhas voltas vadias. 46 puros e duros kms pela Serra de S. Miguel e imediações, por trilhos e trialeiras fantásticas e com a excelente companhia do amigo Carlos Sales.
Até à cidade foi um instantinho. Deixei o Carlos em casa e ficou no ar, mais uma volta vadia na próxima semana, em dia a combinar, pela nossa vizinha Serra da Gardunha.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC
 
 
 Clip 1




Clip  2

Comentários

Silvério disse…
Com base na reportagem, complementada com muito bem conseguidos vídeos, deu para fazer "virtualmente" esta volta "À descoberta da Serra de S. Miguel". Mas fazê-la na realidade, como é óbvio, é outra coisa.
Espero, a curto prazo, fazer parte de uma aventura destas, assim se criem as condições para tal.
Parabéns
Um Abraço
Silvério

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel