Avançar para o conteúdo principal

"Voltinha do molha - pé"

Hoje fui ter com a rapaziada das Docas, para a voltinha domingueira de Btt.
Ainda um pouco dorido, mas no bom caminho, creio .  . .

12 companheiros partiram das Docas, pouco depois das 08h, aos quais se juntaram mais um na Senhora de Mércules e outros dois na extrema do Monte Brito.

O João Afonso, hoje de "oficial de dia", conduziu o pelotão por uma panóplia de trilhos catitas, sem que nos afastássemos muito cá da urbe.

Rumámos inicialmente à Sra de Mércules, com passagem pela Quinta do Chinque, descendo depois à Ribeira da Sra de Mércules com respetiva subida ao Forninho do Bispo.

Entrámos em asfalto e passando pela Garalheira, Capa Rota e Fonte Santa seguimos o estradão da divisória dos Montes de Brito e S. Luís, para um pouco mais à frente cruzarmos a N240 em direção à Quinta da Espadaneira.
Cruzámos a via férrea e depois de passar por Santa Apolónia e Penedo Furado chegámos a Alcains, onde parámos, para a matinal dose de cafeína.
Saímos pela zona do cemitério, agora en direção ao Vale Capitão.

Pedalámos um pouco pela N.18 e voltámos à esquerda para o Lameiro do Salgueiro e Pontão, onde cruzámos o Rio Ocreza para o Porto Mieiro, que nos deu acesso à Póvoa de Rio de Moinhos.

Com passagem pela Fonte Nova, cuzámos a Ribeirinha, num pequeno pontão e por uma bonita trialeira e tomámos o rumo do Santuário de Nossa Sra da Encarnação.
Mais à frente, enfrentámos a subida do dia, curtinha mas boa e seguimos para a Nave Redonda e Vale do Nuno, cruzando-nos com alguns caçadores tordisqueiros, que aguardavam pacientemente a passagem daquelas saborosas aves migratórias.

Pedalámos ainda pela Quinta da Barroca da Senhora, Vale do Quinto e Moinho da Charneca, antes de entrarmos na M.551, que seguimos até entramos para o Couto do Abrunhosa e Tapada das Figueiras, onde me despedi, seguindo com o Pedro Antunes em direção à Quinta Pires Marques, onde residimos.
Foi uma manhã bastante agradável na companhia de uma "mão cheia" de amigos, 15 no total, que culminou com 62 kms bastante divertidos, sobretudo pela passagem de inúmeras charcas e atoleiros, que fomos encontrando a longo do percurso, motivando algumas cenas hilariantes.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Silvério disse…
As minhas congratulações por te ver de volta às lides pedaleiras, depois dessa pequena passagem pelo "estaleiro".
Esta foi uma EXCELENTE manhã de BTT, bem "encharcada" e muito participada, a fazer lembrar os tempos em que me juntei ao grupo, em 2008!
Parabéns a todos pelo excelente desempenho!
Um Abraço
Silvério

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-