segunda-feira, 20 de abril de 2009

"Uma visitinha à Santa Catarina"

Ontem, Domingo, aproveitando a companhia do João Afonso e do João Caetano, aproveitei para ir espreitar uns trilhos para a zona de Oledo e S. Miguel D'Acha, onde já há muitos anos não circulava e que comprovei ainda estarem cicláveis.
Saímos para os trilhos pelas 08h10 pela Quelha dos Desembargadores, Alagão, Curral do Prego, Monte Brito, Vinha do Marco e Escalos de Baixo em direcção à Lousa, onde estava combinado tomar a dose matinal de cafeína, no Café da Dona Lina.
Já aconchegadinhos, rumámos à Nave Carvalho e Ronções em trilhos que nos levaram até S. Gens.
A partir daí e como disse à malta, acabava-se o lazer e começava o trabalho, pois não tinha a certeza da ciclabilidade dos trilhos que íamos descobrir, mas surpresa, além de cicláveis e apesar de algo técnicos, foram de uma beleza espectacular, quer o trilho em si, quer o espaço envolvente.
Fiquei satisfeito, tanto mais que esta busca foi feita com intenção de criar um trajecto para um passeio a realizar por um par de amigos lá mais para a frente e aos quais eu prometi dar uma pequena ajuda na elaboração do percurso.
Chegados a S. Miguel, esta estava já a preparar-se para os festejos da Romaria de Santa Catarina, com as ruas já engalanadas e nós aproveitámos para mais uma paragem no Café da Dª. Maria, uma senhora simpática e bem falante, onde bebemos algo para recompor o desgaste do último trilho, um pouco exigente.
Com passagem pelo recinto de Santa Catarina, onde aproveitámos para uma foto de grupo junto à Capela, Seguimos em direcção à espectacular Quinta da Várzea com passagem pelo Vale de Figueira.
Depois da curta e inclinada descida para a barragem, chegámos ao Picado, onde uma surpresa nos esperava.
As chuvadas dois últimos dias tinha aumentado um pouco o caudal da ribeira, dificultando-nos a passagem para a outra banda e como logo de seguida tinhamos aínda que passar a outra ribeira, a de Alpreade, resolvemos não arriscar e contornámos aquele bonito vale, sempre junto à ribeira até S. Gens.
Após rolar um pouco em asfalto, retomámos de novos os trilhos, agora já com passagem pela Várzea, subindo para a zona do Berrão até chegarmos às hortas dos Escalos e Alcains, alcançando a cidade pelas 13h15 com 75 kms percorridos em trilhos bastante diversificados e bonitos, paisagens espectaculares e sobretudo, na excelente companhia do João Afonso e do João Caetano.

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos.
AC

Sem comentários: