Avançar para o conteúdo principal

"Fim de Semana XL"

Este fim de semana decorreu na Sertã um dos melhores eventos da região, o Raid XL SelindaBtt.
Dois dias de puro Btt, animação e companheirismo, ingredientes com que aquele simpático grupo condimenta as suas organizações.
Apenas participei no primeiro dia, no sábado, sendo brindado com um percurso espectacular e divertido e com as características da região, que como se "ousa" por ali dizer . . . só é considerado subida quando se utiliza o "prato" pequeno.
Muitos e espectaculares single tracks, trilhos e paisagens soberbas, a travessia de imensas povoações e pequenos povoados e malta bastante animada e então a passagem no trilho junto à barragem do Cabril e calçada romana, foram simplesmente espectaculares!!!
De resto, que mais posso dizer dos passeios da malta da SelindaBtt . . . pequeno almoço com mordomia, servido em plena Avenida da Carvalha pelo Restaurante Santo Amaro, abastecimentos com tudo do bom e do melhor a que se juntou empenho e simpatia das gentes que os serviam, após o banhinho retemperador com água quentinha e na Carvalha, ao ar livre, um porco no espeto com imperial e sumos à descrição, não esquecendo os pãezinhos deliciosos e que cada um se servia a seu belo prazer. Espectáculo!!!
Já à noite e marcado para as 21h um explêndido jantar no Restaurante Santo Amaro que finalizou com o sorteio de brindes e material velocipédico que contemplou inúmeros participantes, eu inclusivé, com um espectacular par de óculos Shimano.
Aos participantes foi ainda oferecido com a inscrição um bonito jersey alusivo ao grupo SelindaBtt de boa qualidade e outros brindes.
Há quem diga que os santos da casa não fazem milagres . . . bom, eu questiono um pouco essa questão . . . pois há grupos que organizam eventos na região, que relativamente a outros em que tenho participado por aí fora, são autênticos milagres!!!
Foi meu companheiro nesta aventura o João Caetano, que me acompanhou durante todo o percurso, toda a tarde e durante o jantar.
E por aqui me fico, relativamente à minha participação no Raid XL SelindaBtt, pois hoje a inspiração ainda anda um pouco abalada dos trilhos, comida e bebida XL, lá dos lados da Sertã!!!
Pena não ter participado no segundo dia, hoje, por compromissos!!!

o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0o0
Hoje domingo e como para mim a bicla é quase como um vício, lá fui partilhar mais uma manhã de btt com a malta, apesar de já ter chegado a casa de madrugada. Mas na cama e a pensar que aqueles "gajos" andavam a pedalar e eu agarrado à "fronha", naahhh!!!, vou mas é ter com a malta . . . e assim, pelas 08h lá estava eu na Pires Marques, onde alguma da rapaziada das bikes se junta para partilhar amizade e uns trilhos por aí algures.
Na companhia do Pedro Barroca, Silvério, Paulo Jalles e Carlos Sales lá partimos em busca de mais umas horas de divertimento.
Hoje, fomos dar umas pedaladas nuns singles na Azinheira e beber um cafézinho no Ramalhete na Represa.
Dalí abalámos em direcção aos extensos eucaliptais, onde entre trilhos e estradões chegámos à Carapetosa e dalí rumámos à zona de Sarnadas para desfrutarmos de mais um single.
Por entre trilhos mais ou menos conhecidos chegámos ao Retaxo, para noutro bonito single track atingirmos as Olelas, onde como é da praxe, efectuámos uma pequena paragem para apreciar aquela bonita paisagem com a cidade como pano de fundo.
Alí tirámos a única fotografia da manhã de hoje, a de grupo, pois hoje era mesmo dia de preguiça e tão doridinho que este corpinho andava!!!
Até à cidade foi um instantinho e pelas 11h45 já estávamos no Bar da Associação do Valongo rodeados dumas "pretinhas" sagres e mordiscando uns suculentos tremoços.
49 kms foi quanto eu percorri até chegar novamente a casa, em mais uma divertida manhã de Btt, na companhia de amigos.

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC

Comentários

chamusco disse…
Boas noite meu amigo António Cabaço, tu como sempre estas em grande e se bem pedalas melhor fotográfas. dentro das tuas possibilidades e se não for pedir muito gostava que me mandasses essas 4 fotos da barragem e as outras duas abaixo com a ponte, pra eu colocar no meu livro que estou a escrever sobre maratonas, passeios, e outros fenómenos bttisticos, como aquele celebre dia dos garrafões rsrsrs.

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas"
Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando.
Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura.
O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas.
Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela "posta", que es…

"Passeio de mota pelo Geopark Las Villuercas e Guadalupe"

"Feliz do homem que possui uma moto, ele pode viajar, ver paisagens e entender-se a si próprio." (Eric Viking) Hoje foi dia de dar liberdade à mota. Na companhia dum casal amigo, o José Paulo e a Carla, fomos passear de mota pelas Dehezas Extremeñas, Geopark de las Villuercas e uma pequena visita a Guadalupe, um dos mais bonitos "pueblos" de Espanha. marcamos encontro na Pastelaria "A Ministra", numa das rotundas do Bairro da Carapalha e pouco depois das 08h30, já com a matinal dose de cafeína ingerida, fizemo-nos à estrada. Rumamos a Segura, onde entramos na "tierra de nuestros hermanos" seguindo depois até á Ponte Romana de Alcântara, onde efetuamos uma pequena paragem para apreciar aquela fantástica obra de engenharia romana que maravilhou o mundo antigo. Com uma história que se perde no tempo, esta ponte carrega peripécias e curiosidades. Não entramos na povoação e por uma estradinha "vecinal" seguimos para Mata de Alcântara e Gar…

"Volta vadia a ver o mar"

"A felicidade é um fim de tarde olhando o mar" (Marina Nader)
 . . .e foi esse o objetivo deste meu passeio de bicicleta, que gosto de chamar de "volta vadia". Ir ver o mar na Figueira da Foz.
Delineei o percurso, circular como sempre, juntei um grupo de amigos, também eles fãs deste tipo de passeios velocipédicos e fizémo-nos à estrada.
Saímos de Castelo Branco pelas 06h00 e fomos tomar o primeiro cafezinho da manhã à Pastelaria "Estrela Doce", na Sertã, onde o meu irmão Luís nos esperava.
Depois da dose cafeínica e do pastelinho de nata, seguimos para Condeixa a Nova, o local de partida e chegada desta nossa pequena aventura, estacionando as viaturas no parque auto do Lidl.
Cerca das 08h30, já pedalávamos em direção a Ega, a primeira povoação que passaríamos rumo à Figueira da Foz.
O dia estava ótimo para pedalar e o pouco vento que se fazia sentir era nosso aliado.
Sempre em ritmo animado e em alegre cavaqueira, como é habito, quando algumas "per…