Este domingo foi o dia em que se concluiu a 5ª. Etapa do GR22 - Grande Rota das Aldeias históricas.
Desta vez, o grupo ficou "empobrecido" com a falta do Carlos Sales, que por motivos profissionais, não pôde alinhar nesta bonita etapa.
Fomos quatro os participantes, eu AC, o meu irmão Luís, o Silvério e o João Valente e como motorista de ligação, o Pedro, um amigo da Sertã, que gentilmente nos veio dar apoio nesta 5ª. etapa e provávelmente na próxima.
Desde já o meu bem haja pela sua disponibilidade e preciosa ajuda.
Com o Silvério, sempre bem disposto, a aparecer pelas 07h já com o João a "reboque", lá carregámos o restante material, meu e do meu irmão e rumámos a Castelo Mendo, mais uma das bonitas aldeias históricas e onde seria o início de mais uma aventura por terras beirãs.
Depois de uma visita um pouco mais detalhada à aldeia, iniciámos a aventura, logo com um trilho a descer e a requerer algum cuidado, que nos levou práticamente até ao Rio Coa, onde tivemos alguma dificuldade em encontrar a velha e estreita ponte pedonal que dá acesso à outra banda.
Após vencer a alta vegetação que circunda a margem, lá a encontrámos, para nos depararmos seguidamente com uma área onde o rio se alarga, formando recantos de sonho e imagens explendorosas.
Já do outro lado, continuámos com uma subida para aquecer, não bastasse já o calor que se fazia sentir, e em largos estradões, pedalámos cerca de uma vintena de kms em boa velocidade.
Com passagem pela Freineda Gare e mais à frente pela Aldeia de Freineda, chegámos à Aldeia da Ribeira onde efectuámos uma pequena paragem para abastecimento no Café do Chico Mocho, que nome peculiar!!!
A partir daí, os trilhos mudaram radicalmente e pedalámos por alguns soberbos single tracks e belos trilhos em tuneis de carvalhos e onde a sombra foi uma preciosa ajuda.
.
Depois da passagem na Aldeia da Rebolosa esperáva-nos Alfaiates, onde chegámos após a passagem por alguns dos mais belos trilhos de toda esta aventura, isto na minha opinião, entre muros, carvalhos e alto giestal, onde a concentração não podia ser descurada e a adrenalina se mantinha quase sempre no máximo. Espectacular!!!
Em Alfaiates parámos na Tasca D'El Rei para refrescar o corpo com uma bjeca fresquinha e apreciar aquele espaço bastante peculiar e com uma decoração bastante agradável e diferente do habitual.
Após uma curta visita à aldeia continuámos a nossa aventura, agora sempre em trilhos de eleição e assim chegámos ao Sabugal, onde subimos ao Castelo, uma bonita fortificação, onde efectuámos alguns disparos com as nossas digitais e mais uma vez arrefecemos a temperatura corporal com uma bebida fresca, num castiço bar junto às muralhas.
Até ao final da nossa etapa faltavam apenas pouco mais de uma dezena de kms que rápidamente conquistámos, com passagem ainda pela Urgueira e Quinta dos Quintinhos, para pouco depois encararmos com a bonita aldeia de Sortelha, com o seu altaneiro Castelo a por ponto final à nossa aventura domingueira
Após uma visita ao património histórico, uma prova de licor na praça principal e uma incursão no medieval Bar D. Sancho para mais uma bjeca fresquinha, abandonámos aquela expectacular Aldeia Histórica, com a promessa de lá voltar no próximo domingo, dia 19, para a nossa penúltima etapa do GR22, que ligará Sortelha à nossa já bem conhecida Aldeia de Monsanto.
Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC
Galeria Fotográfica
"clica na foto">
GR22 - Castelo Mendo/Sortelha |
Comentários