"Transpirenaica"

TRANSPIRENAICA, um sonho antigo, ainda não realizado por falta de companhia, pois para uma aventura deste tipo, seria ideal ter um parceiro, no mínimo, com companheiro nesta duríssima jornada, repartida por seis etapas.

Mas sou um indivíduo obstinado nestas coisas de aventuras, para mais tarde recordar e quando as pernas se começarem a negar, restarão as boas recordações das muitas e belas aventuras que consegui concretizar, a solo e na companhia de amigos, ou de companheiros ocasionais.

A uma conclusão já cheguei . . . a esta rapaziada cá do sítio, não é facil sacudir-lhes a areia das praias lá dos Algarves, ou outras, e isto, porque boas férias, só em duas posições . . . de papo ou de rabo para o ar . . . bem untado com um bronzeador com um nível 40 ou 50 e umas bjecas lá para a tardinha acompanhando uma boa lambujinha.

Mas a verdade, verdadinha, é que já não me contento com isso e para mim, pegar numa das minhas bikes e fazer um raid, uma maratona (à minha moda), uma ligação ou uma travessia, faz-me sentir vivo e que os anos vão passando e que eu continuo a alhear-me desse facto, buscando aventura e adrenalina em longas viagens, controlada, e no final do dia reviver as horas passadas na companhia da bike, neste caso da minha asfáltica, pois vai ser ela a minha fiel companheira nestas centenas de kms.

Vou iniciar esta aventura na próxima terça feira às primeiras horas da manhã, em viagem para Argelés-Sur-Mer, junto ao Mar Mediterrânio, onde chegarei na quarta feira, pois vou ficar lá para a zona de Calatayud, ou LLeida e retomar a viagem no dia seguinte, esperando chegar ao destino ao início da tarde.

Dia 3 inicio esta bonita travessia pedalando a solo, na companhia das minhas duas filhas, que serão o meu apoio, com partida de Argelés-Sur-Mér, junto às praias e com destino a Mont Louis, final da primeira tapa,.

Dia 4 será a segunda etapa, que ligará Mont Louis a Tarascon-Sur Ariége, seguindo-se no dia 5 a terceira etapa que finalizará em Bagnéres de Luchon. No dia 6 partirei para a quarta etapa, talvez a mais dificil, com a transposição do Col D'Aspin e do terrorifíco Col du Tourmalet pela sua pior vertente, a de La Mongie, terminando em Luz Saint Sauveur. Para a penúltima etapa, no dia 7 a longuíssima e bastante dura subida ao Col D'Aubisque, em continuação do Col du Soulor, vão certamente exigir de mim um espírito de sacrifício que espero estar à altura de suportar, para finalmente chegar a Montory, final desta duríssima etapa. A última etapa será a mais longa e terá apenas o Col D'Osquich como principal dificuldade, mas o desgaste acumulado torná-lo-á certamente bem mais difícil e a chegada a St Jean de Luz já a cheirar a maresia do Cantábrico, porá fim a esta minha aventura, que espero estar à altura de concluir.

Conhecendo-me como conheço, sei que só uma grande anormalidade me impedirá de concretizar mais esta obstinação da travessia de toda a Cordilheira Pirenaica a solo, transpondo as 21 passagens de montanha que completam o percurso seleccionado.
Quando chegar, lá para o dia 10 postarei aqui o relato desta minha aventura.