quinta-feira, 19 de novembro de 2009

"Reviver velhos trilhos"

Ontem, quarta feira e aproveitando a companhia do Mike, fui reviver alguns trilhos de antigamente, onde já não pedalava há alguns anos, sabe-se lá porquê, pois são aqui bem perto.
Saimos da cidade por Sta Apolónia e direccionámo-nos para os lados da Rabaça, onde atravessámos o Rio Ocreza, ainda sem qualquer caudal.
Pela zona da Ponte Pedrinha fui então rever esses trilhos na zona da Ribeirinha, na periferia da Póvoa de Rio de Moinhos.
Bonitos single tracks foi com o que me deparei, do que outrora eram também bonitos trilhos entre muros.
Tudo bem, não fosse a passagem da ribeirinha, bastante inquinada e uma secção do trilho impraticável derivado à vegetação, mas com uma interessaante alternativa, que o torna ciclável.
Subimos a Tinalhas, onde efectuámos a paragem no Café Beirão para a matinal dose de cafeína.
Também em velhos trilhos cruzámos a zona da Mingrocha em direcção à barragem da Marateca.
Após passarmos o paredão e verificarmos com alguma apreensão o quão baixa se encontra a cota daquela bacia hidrográfica, contornámos a Quinta da Marateca em direcção à Lardosa.
Ali parámos no nosso café preferido, o Tá-se Bem, para nos hidratarmos um pouco e comer algo.
Com passagem pela Estação, com algum equilíbrio sobre a gravilha da linha férrea, lá nos safámos e pela última vez, pois a passagem já está práticamente toda aramada.
Entrámos então pelos estradões que nos levaram até à Ribeira de Alpreade, uma zona que particularmente gosto, após passarmos pelo Vale Feito, Carapeteiro e Monte da Casinha.
Seguimos algum tempo um afluente da Ribeira de Alpreade, o Ribeiro do Vale do Freixo,, virando depois para os Cantinhos e cruzando a estrada para S, Gens, continuámos pela Fonte Serrana, Navancha Gralhais e Penedo de Ferro.
Chegámos aos Escalos de Baixo pelo Vale da Silveira e seguimos pelas quintas na Balorca até ao Monte S. Luís, onde com mais uns singles chegámos à Capa Rota.
Já em asfalto, depressa chegámos à cidade, após 76 kms em plena comunhão com a natureza, tão ao meu gosto e ontem, na companhia dum excelente companheiro de pedaladas.
Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC

Sem comentários: