quinta-feira, 12 de novembro de 2009

"Uma volta por Santa Águeda"

Ontem, quarta feira, fui dar uma volta de btt com o amigo Filipe, com intenção de aliviar um pouco a "musculatura" do acumulado do passado domingo.
E para isso, nada melhor que uma voltinha recuperadora pela zzona da sempre bonita albufeira de Santa Águeda, vulgo Marateca.
Saímos da Pires Marques pouco depois das 08h e por Santa Apolónia, rumámos à Lardosa, parando, como não poderia deixar de ser, no Café Tá-se Bem.
Calmamente, ali tomámos a matinal dose de cafeína, acompanhada pela calórica barrinha da praxe.
Quase sempre a par e em conversa amena, chegámos à bacia hidrográfica da Marateca, onde constatámos que a cota se encontra muito abaixo do previsível para esta do ano, o que será uma séria preocupação.
A continuar assim, não está de todo assegurado de que não voltaremos aos tempos de outrora, em que a água tinha por vezes de ser racionada . . . lagarto, lagarto, toc, toc!!!!
Porém, a verdade seja dita, é um prazer pedalar nestas condições pela zona da albufeira, onde nesta altura, é possível percorrer todo o perímetro da barragem, inserido numa paisagem espectacular.
Contornámos apenas parte da barragem e saímos para o paredão, onde mais à frente, logo a seguir à Quinta da Marateca, virámos à direita, de novo em direcção à Lardosa.
Mas desta vez, não chegámos lá, pois continuámos em direcção a Alcains e de novo por Santa Apolónia, chegámos à cidade com 68 kms percorridos moderadamente, apreciando as sempre belas paisagens, cá do nosso interior.
Uma voltinha relaxante na companhia do Filipe, que também ele, valoriza mais o btt na sua vertente lúdica.

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC

Sem comentários: