Avançar para o conteúdo principal

"O último passeio do ano"

Já hà três anos consecutivos que tenho presença activa no passeio de fim de ano, organizado pelo amigo Pinto Infante, onde convida umas dezenas de amigos para umas pedaladas alegres e descontraídas, por trilhos por ele eleitos e saídos do seu baú, como gosta de referir.
A zona da Marateca é o seu local de eleição e onde para ele, pouco mais haverá para descobrir.
Mas desta vez, apenas fizemos uma ligeira passagem junto à barragem, passando pelo Monte Satão, Vale do Seixo e Marco Alto em direcção ao Monte da Cotifa, onde passámos no paredão da barragem.
Seguimos depois para a Atalaia do Campo, com passagem na Ponte Velha, onde a malta faz sempre uma breve paragem para apreciar aquele bonito local enriquecido por um dos açudes da Ribeira de Alpreade.
Com passagem junto à Orca e Zebras, acabámos por efectuar a última paragem no Vale da Torre, onde fomos presenteados com um abastecimento e logo de seguida rumámos ao campo de Futebol da Lardosa, onde tinha sido o ponto de partida para este belo passeio.
De assinalar ainda a simpática recepção no Monte do Sr Israel, onde o Pinto tinha um par de garrafinhas de geropiga escondidas debaixo do feno para nos aquecer um pouco a alma, mas que não faltou também a prova da geropiga do Sr Israel, acompanhada por uns figuinhos secos.
Uma manhã que começou fria e que terminou com o calor gerado pela amizade que nos une a este singelo amigo, o Pinto Infante, que gosta deste tipo de manifestações, sempre em busca de algo novo para partilhar com os amigos.
Escusado será comentar que os trilhos, como sempre, foram de eleição, para todos os gostos, onde não faltam os carreirinhos da ordem e a altimetria moderada.
Tudo terminou à mesa, como sempre, no Café Tá-se Bem, na Lardosa e para não variar com um explêndido bacalhau no forno, antecedido da já afamada sopa de grão bem entulhada, à moda antiga.
Obrigado Pinto por mais esta manifestação de amizade e para o ano conta comigo, e já agora, não deixes perder esta forma de praticar btt, bem à moda antiga.
Fiquem bem
Vêmo-nos trilhos,
ou fora deles.
AC

Comentários

Pinto Infante disse…
Pois, o que dizer?! Tive mais uma vez o prazer de te receber, pois és pioneiro desta brincadeira.26 de Dezembro de 2010 cá te espero, estás convidado.
Bem haja pela companhia, e já agora bom ano amigo.
Pinto Infante

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura."
(Miguel Torga)
Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro.
A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais.
Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal.
A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas.
Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quintas de S. Bartolomeu e por Rap…

"Asfáltica vadia por terras de Ribacoa"

"Se formos felizes por dentro, nada nos aprisionará por fora"
Ontem e mais uma vez com a agradável companhia do Jorge Varetas, fomos dar uma volta de bicicleta por Terras de Ribacoa, com partida e chegada na bonita vila beirã do Sabugal, situada num pequeno planalto da Serra da Malcata. Com o caudal do Rio Coa a seus pés, acolhe-se à sombra do seu esbelto e forte castelo medieval das 5 quinas, como é conhecido. Pelas 06h30 abandonamos a cidade rumo àquela vila beirã e pelas 08h30 dávamos início à nossa pequena aventura velocipédica rumo às Termas do Cró, com passagem pelas Quintas de São Bartolomeu e Rapoula do Coa. Fomos dar uma espreitadela à fachada das termas recentemente reabilitadas, com hotel, SPA e balneário termal. Fomos depois até Cerdeira do Coa, onde paramos após cruzarmos Peroficó. Não consigo resistir a uma paragem nesta localidade para apreciar aquele encantador local do Rio Noémi e a sua espetacular ponte românica de seis arcos. Tive que mostrar aquele lugar …

"Augas Blancas - Rabacallos"

"Dia após dia os erros do passado perdem força e os desejos do futuro ganham corpo"
Após um primeiro dia fantástico com uma boa caminhada pelas "Pasarelas del Rio Mao", eu e a minha "Maria" resolvemos manter-nos por mais um dia na região e fazer-mos outro passeio pelas encostas do Rio Sil.
Saímos da pousada após um calmo e tranquilo pequeno almoço e fomos até Chandrexa, já nas proximidades de Parada de Sil para efetuarmos mais um passeio pedestre pelas "Augas Blancas y Rabacallos".
Estacionamos a viatura num parque defronte da igreja de Santa Maria de Chandrexa e ai demos inicio ao percurso que tinha preparado com alguma antecedência.
Por uma estreitinha estradinha "vecinal" passamos A Caseta, A Peña e Purdeus, entre bonitos bosques de castanheiros e chegamos a Calvos, um pitoresco lugarejo com situação priveligiada e panorâmica fantástica sobre o Rio Sil.
Sempre em sentido descendente e por um belo "sendero" rodeado de casta…