domingo, 21 de março de 2010

"Por terras da Navancha e Lurgo da Nogueira"

A manhã hoje nasceu enevoada, mas depressa se dissiparam a maioria das nuvens, dando origem a uma bela manhã de Btt.

Na companhia do Nuno Eusébio, resolvemos hoje efectuar um passeio um pouco mais "soft" e mais virado para a componente paisagística.


Os trilhos . . . esses são ainda uma dor de cabeça com as peripécias que nos proporcionam e as armadilhas com que nos surpreendem e que temos que ultrapassar.


Saímos da Pires Marques pouco depois das 08h e rumámos à quelha dos Desembargadores, onde uma boa piroga, faria melhor figura que as nossas bikes.
Mas a diversão suplantou em muito as dificuldades, tanto mais que serviu também para testar logo nos kms iniciais a nossa capacidade técnica neste tipo de terrenos.
Adentrámo-nos na Quinta do Curral do Prego, que nos deu acesso ao Monte Brito, seguindo depois em direcção à Quinta de Sta Apolónia.

Após a Estação, seguimos pelos estradões que nos conduziram aos Escalos de Cima e seguidamente à Lousa, onde parámos no Café da "praxe" para a matinal dose de cafeína.

Alí nos demorámos algum tempo na conversa, pois a pressa não era muita, rumando depois para as terras da Navancha, onde deambulámos durante algum tempo, descendo depois até ao Lurgo da Nogueira, onde no fomos escapando sorrateiramente aos vários grupos de vacas que se nos atravessavam no caminho.

Em trilhos divertidos lá chegámos à zona de lazer da Mata, onde nos embrenhámos numas veredas pedregosas e escorregadias até à Tapada do Zé Lopes, dando "gáz" nos estradões seguintes até ao Monte S. Luís e Fonte Santa.

Após entrarmos no asfalto que nos conduziria já à cidade, voltámos a "adormercer" um pouco e tal como começámos, em conversa amena, terminámos o nosso passeio de hoje com 69 entretidos kms, para depois dum banhinho retemperador, tomarmos o merecido almoço em família.


Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos,
ou fora deles.
AC

Sem comentários: