segunda-feira, 15 de março de 2010

"V Trilhos da Açafa"

Pelo 5º. ano consecutivo o Núcleo dos Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Rodão organizou o já afamado Passeio dos "Trilhos da Açafa"
Se no primeiro ano, quem se deslocou a Vila Velha de Rodão, ficou surpreendido com a capacidade organizativa e com a beleza e escolha dos trilhos, após cinco anos, sempre em constante melhoria, este grupo de amigos, a maioria deles amantes do btt, ainda nos continua a surpreender.
Sobre o passeio em si, creio que tudo já foi dito, quer nos blogs conhecidos, quer nalguns foruns, por isso nada mais tenho a acrescentar, a não ser que, de todos os passeios em que já participei e já foram muitos, este foi de todos um dos que mais me marcou.
Sobre a minha participação, esta também é algo resumida.
Cheguei a Vila Velha de Rodão pelas 08h10 e o recinto já fervilhava com malta de vários pontos do país, uns no secretariado a levantar os respectivos dorsais, outros já de volta das diversas mesas repletas de iguarias, onde a dificuldade era a escolha.
Reví alguns amigos, uns que já não via há bastante tempo, reencontrei-me com outros e na grelha de partida, juntei-me ao meu irmão Luís, ao Silvério, ao Nuno Eusébio, ao Luís Lourenço e ao João Afonso.
Lá partimos na cauda do pelotão, onde fui apreciando aquela "serpente" colorida composta por centenas de betêtistas que se estendiam pelos trilhos.
Após uma volta circular nas imediações da povoação, cruzámos a Ponte sobre o Rio Tejo, para afrontar a primeira grande subida do dia, no domingo algo mais complicada, derivado a lama e para mim, às já largas dezenas de rodas que a tinham pisado.
Cruzada a E.N.18, entrámos num bonito single track complementado por uma adrenalínica descida em estradão, para noutro single track chegarmos ao primeiro abastecimento e também primeira passagem nas fisgas do Tejo.
Segui-se a subida para a Aldeia da Salavessa, onde virámos a nascente para afrontar-mos uma bonita e técnica sequência de single tracks, que nos pôs a adrenalina em alerta máximo . . . então aquele single a ladear o tejo e a culminar novamente nas fisgas do Tejo, era de outro mundo. Não só pelo trilho em sí, mas sobretudo pela paisagem que o envolvia.
"Vou de certeza lá voltar!!!
Sempre junto ao Tejo, cheguei a Vila Velha de Rodão acompanhado pelos meus companheiros de aventura, parando na zona de meta para comer algo e segui para a segunda parte do percurso, que não tendo a espectacularidade da primeira, não deixou de forma alguma de ser lindíssima e espectacular, também ela recheada de bonitos trilhos e adrenalínicos single tracks, que este ano foram o ex - libris da Açafa.
O João Afonso e o Nuno Eusébio ficaram-se pela primeira passagem em Vila Velha e eu, o Silvério, o meu irmão Luís e o Luís Lourenço atacámos a segunda parte, partilhando os belos trilhos, as explêndidas paisagens os excitantes single tracks, a camaradagem e o companheirismo.
Foram 70 kms algo emotivos, pela paisagem, pelos excelentes trilhos, pelo colorido, pelos amigos que revi e alguns com quem convivi e sobretudo pelo btt, que adoro e pratico "à minha moda"

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos,
ou, fora deles.
AC
Clip de filme

Açafa 2010 from actrilhos on Vimeo.

8 comentários:

FMicaelo disse...

Boas amigo AC

Para alem da qualidade mais que comprovada do evento, saliento no seu post o video que está muito fixe, com um ar bem rápido e adrenalinico, cheio de bons momentos em cima das bikes.

Pinto Infante disse...

prezo em ver o teu irmão Luís sempre a fugir-te...só te digo uma coisa; este filme está digno de um cachopo novo virado para estas novas modas radicais. muitos parabéns, e que inveja....hei-de fazê-los..
abraço
Pinto Infante

DM disse...

Espectacular Vídeo... foram uns Trilhos fenomenais que ficamos logo com vontade de repetir...

Abraço... vêmo-nos por aí nos trilhos...

Indomável do Pedal

Anónimo disse...

Obg pelos comentários!!!

Ao Mike, que começa a já ser conhecido como o MIKEamad das ArábicaSS, um esforço invejável efectuar este percurso em SS. Pena mão teres entrado no ângulo da minha objectiva. Haverá outras oportunidades.

Ao Pinto Infante, foste uma falta importante na camaradagem destes trilhos da Açafa.
Tens de tratar melhor a Bike para ela não te abandonar dessa forma.

Abraço
AC

Anónimo disse...

Pelas belas imagens só lamento não estar em condições físicas para ter-lhe feito companhia e fazer aquilo que mais gosto que é andar de bicicleta... excelente post este aqui espero brevemente estar ai de novo nos trilhos
UM ABRAÇO
CARLOS SALES

Anónimo disse...

Uma palavra comum para classificar:

1. O Evento (Incluindo o banho retemperador)

2. O Post + Fotos + Superior Video do AC Trilhos e Aventuras

E X C E L E N C I A

Silvério

Eduardo Rovisco disse...

Caro amigo Ac, foi um prazer conhece-lo pessoalmente, pelar consigo e participar no seu video.

A ideia de ir com o seu grupo a Fátima em Outubro, é uma situação a ponderar.

Um abraço, espero que nos encontre-mos nos trilhos

Um abraço

João disse...

Realmente o vídeo está muito bem conseguido, quer a qualidade da imagem, quer a montagem. Os meus parabéns!
Já agora, pode dizer qual a câmara e software que usou?
Cumps.