Avançar para o conteúdo principal

"Serra do Perdigão e Rio Ocreza"

Hoje voltei a trabalhar num dos vários projectos que tenho em mente.
O de hoje, trata-se duma travessia até à Sertã, com passagem por diversas zonas montanhosas de inegável beleza e que partilha também alguns trilhos, com o trajecto de 2010 da minha peregrinação Castelo Branco - Fátima a realizar em 09/10Out, onde o percurso é 100% novo e 30 kms mais curto, mas também 30% mais difícil e 200% mais adrenalínico e com um entorno paisagístico e cultural mais profundo.
Pelas 08h30 peguei na minha Top Fuel, e fui até à Serra do Perdigão, Ladeira e encostas do Rio Ocreza, "limar umas arestas" numa sequência de trilhos até ao Peral.
É uma zona "esforçada" mas com paisagens maravilhosas, que por enquanto vou limitar, deixando-as em primeira mão para quem se aventurar neste percurso.
Fiz o percurso até ao Perdigão com a bike na viatura e dalí deambulei numa panóplia de trilhos para trás e para a frente, em círculo e zigue-zag, até conseguir o que tinha como objectivo.
Após 30 suados kms, (parece pouco, mas as pernitas discordam dessa opinião!!!) pois a manhã de hoje estava um pouco mais quente que o habitual, defini o trilho a seguir naquela zona e como tal, esta secção está completa, faltando apenas "limar", ou seja, verificar a ciclabilidade de um par de zonas mais, lá para os lados da Rouqueira e Serra da Galega.
Este vai ser um ano onde pretendo acrescentar um pouco mais de aventura às "minhas pedaladas" e onde a autonomia é ponto assente.
Acompanhado, ou em solitário, vou tentar aproveitar os já curtos anos para andar de bike em autonomia, pois sejamos sensatos . . . os anos não perdoam. Os 30ªs e os 40ª.s já lá vão e agora estou a curtos passos dos 60. Talvez por isso valorize mais uma boa aventura. Tudo o resto já tenho guardado há algum tempo nos meus inúmeros álbuns de recordações.
Pode-se ser longevo nestas andanças de bike, mas a capacidade declina de ano para ano e eu não fujo à regra, por isso, quero ampliá-la até onde for razoávelmente possível.
Depois logo se vê . . . Talvez compre uma "CHOPER" lol!!!
.o0o.
Já agora, para quem esteve presente nos excelentes "Trilhos da Açafa" Vila Velha de Rodão, fica o registo do bonito single track na Rota dos Açudes, sempre a ladear o Rio Tejo até à Fisga do Tejo, para os restantes, um verdadeiro motivo para estarem presentes em 2011.
Vídeo



Fiquem bem
Vemo-nos nos trilhos,
ou, fora deles!!
AC

Comentários

Carlos Gaspar disse…
ora viva boa noite!!! ai a vontade que eu tenho de aparecer por aí um dia destes para poder desfrutar também desses trilhos, ehehehehe !!!! mas a vida profissional não perdoa e fala mais alto ... quem sabe um dia !!!
Mas é com muito gosto e admiração, que particularmente, sigo as suas aventuras que são sempre por zonas muito bonitas.
Em meu nome e dos BTT100Stress, um forte abraço e votos de muitas, boas e longas pedaladas.
Carlos Gaspar - BTT100Stress
AC disse…
Amigo Carlos Gaspar.
Seria meu privilégio privar com a malta do BTT100Stress numas curtidas pedaladas.
Quando quiserem, e para a boa "rapaziada", estou sempre disponível!!!
Apareçam!!! Bons trilhos não faltam cá pela zona.
Abraço
AC
João Afonso disse…
Olá AC tudo bem ? 9 e 10 de Outubro lá vamos nós pela 3ª vez consecutiva até Fátima e este ano vamos ter trilhos novos ! vai ser mais 1 fim de semana fantástico.
Os vídeos da Açafa estão (5 *****) parabéns.
1 abraÇo.
JValente disse…
Estupenda qualidade de imagem dessa pequena câmara de vídeo! Uma resolução, enquadramento e estabilidade que superam em muito as câmaras de capacete.

Um edição brilhante!
AC, está de Parabéns pela aquisição.

Abraço
João Valente
AC disse…
Olá João Afonso e João Valente.
Obg pelos vossos comentários.

João Afonso, conto contigo para a peregrinação e este ano os trilhos, em meu entender, superam os do ano passado, assim como a qualidade paisagística.

João Valente, de facto a câmara é de capacete, que como qualquer outra se pode adaptar ao guiador da bike.

Abraço
AC
disse…
Boa Noite,
Parabéns pelo video de parte da Rota dos Açudes. Foi realmente uma zona linda, mesmo à beirinha da água.
Boas pedaladas, agora que o Sol regressou.

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel