Avançar para o conteúdo principal

"Aniversário dos Pênêvês"

Mais um ano mais um aniversário deste divertido grupo de Btt sediado em Proença-a-Nova e que dá pelo nome de "PÊNÊVÊS".
Um dia dedicado aos sócios do clube e alguns amigos convidados, dos quais eu fui um dos priveligiados.
Boa rapaziada, amantes do btt na sua versão mais versátil, onde a animação e o companheirismo são a sua imagem de marca.
De Castelo Branco partimos eu e o João Afonso e quando chegámos a Proença, já por ali havia bastante animação na sede do clube, junto à central de camionagem.
Esperava-nos um pequeno almoço, a que não nos fizemos rogados. Reencontrei alguns amigos que já não via há algum tempo e logo ali tive a percepção de que o dia iria ser animado.
Pelas 08h30 partimos e como já é apanágio daquela rapaziada, não poderia faltar uma sessão de "eólicas" e como tal, toca a penar por ali acima, valendo-nos o facto de a subida ser feita na sua maioria em alcatrão.
Criaram-se dois grupos, um chamado mais lento e o outro ligeiramente mais lento. eh eh eh!!!
Passeámo-nos pelos escorregadios estradões de "serrisca" ao longo das eólicas, apreciando as magníficas paisagens sobre aqueles vales profundos pejados de pequenas aldeias.
Seguiram-se uma sequência de pequenas subidas e descidas que animoaram a malta, para depois "rasgar" por ali abaixo até à Mó e seguidamente Cerejeira, onde no aprazível lugar da Couca, bem conhecido pela sua praia fluvial, iríamos passar à segunda fase, a mais apetecida . . . a gastronómica.
O banho foi à antiga e ao belo prazer de cada um. Uns na pequena bacia da Couca, outros logo ali na ribeira e outros debaixo duma torneira colocada a dois metros de altura. Aquilo a que se pode apelidar dum bom banho "artesanal", mas que divertiu bastante a rapaziada.
Almoço farto, com uma boa sardinhada, grelhados e bebida à descrição, não faltando no final a bela melancia para acalmar um pouco o álcool das bebidas mais "proteicas", compuseram a segunda parte deste bonito convívio.
À terceira parte já não pude assistir por compromissos cá deste lado, mas iria ser deveras animada com a "guerrilha" que se seguiria com a tarde de paintball.
Um especial agradecimento à rapaziada dos Pênêvês, através do Tavares e do "Litle John", (João Caetano) pela explêndida manhã que me proporcionaram e já agora, não se esqueçam cá do "velhote" para o ano. Pois com comidinha e companheirismo desta qualidade, a minha presença é certamente garantida.

Um abraço a toda a rapaziada e a gente vê-se por aí, nos trilhos, ou fora deles.
Fiquem bem.
AC

Comentários

João Afonso disse…
Foi sem duvidas uma bela manhã de BTT. Para o ano se me convidarem outra vez, lá estarei.
Obrigado pela boleia, e pela companhia e camaradagem durante o percurso.
1 abraÇo.

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-