"VIII Raid AC Trilhos e Aventuras"

11 de Julho de 2010, dia do meu 57º aniversário.
Resolvi desta vez preencher o dia, fazendo umas das coisas que realmente gosto . . . de pedalar!!!
Delineei um percurso no bonito palco da Serra da Estrela, valendo-me de umas quantas voltas que por ali dera outrora e com alguns acertos, 88 kms esperavam-me, assim como a evenualidade dum encontro imediato com o "homem da marreta" que dizem os crentes, por ali costuma deambular. Mas nada disso aconteceu!!!
Convidei alguns amigos e ampliei o convite a quem me quisesse acompanhar através deste blog.
E assim se reuniu um bonito grupo de nove elementos prontos a viver mais uma aventura, desta vez pelos bonitos trilhos e magníficas paisagens do Parque Natural da Serra da Estrela.
A saída e chegada foi programada para Orjais, terra do amigo Silvério, que já merecia uma "arrancada" daquelas bandas. E se assim foi pensado, melhor foi executado, pois o Silvério logo tratou de "roubar" algum tempo à cama ao seu padrinho e presidente do clube local para nos abrir a porta do citado clube e assim podermos tomar o cafézinho matinal e comer algo.
Mas este "menino" resolveu fazer-me uma surpresa e antes de darmos início à nossa aventura, presenteou-me com um singelo bolo de aniversário, com velinhas e tudo. Obrigado Silvério!!!
Fiquei sensibilizado!!! É nestes pequenos momentos, que sobressaiem os grandes amigos. Espero que quando fizer os 58 anos me ofereças um bolo de chocolate, com cobertura de açucar e o emblema do GLORIOSO a ornamentá-lo. eh eh eh!!!
O meu irmão Luís, figura já "habitué" nos meus Raids e cuja presença me orgulho, ofereceu-me uma miniatura de bicicleta em metal feita por ele artesanalmente e que vou guardar com carinho.
A todos os outros amigos, a vossa presença e a alegria de convosco partilhar aqueles bonitos trilhos, foi a minha melhor prenda.
Bom . . . agora vou parar com esta conversa lamecha, pois já tenho o teclado do PC inundado com as lágrimas que nele caiem gota a gota!!!
Para esta aventura, alinharam o Silvério, o meu irmão Luís, o Nuno Eusébio, o Pedro Barroca, o João Afonso, o Luís Lourenço, o Francisco (Chiquinho da Covilhã) o "néo" nos meus raides, Sérgio Marujo e eu, obviamente.
Saímos de Castelo Branco pouco depois das 06h30 e pelas 07h30 já estávamos no Clube de Orjais de volta da "malguinha do café", com excepção do Silvério que exige sempre um caldeiro, usualmente apelidado de "abatanado", pois é um elemento que necessita de muita cafeína para mover toda aquela musculatura, ainda por lapidar. eh eh eh!!!
Logo para início da nossa aventura "mastigámos" cerca de seis kms de subida com uma inclinação considerável, mas que toda a malta superou sem problemas de maior. Mas valeu a pena.
Lá do alto, as imponentes paisagens sobre os vales circundantes, eram impressionantes.
Seguiu-se uma descida radical ao alto de S. Gião. Suportámos uns quantos kms de trilho poeirento derivado à passagem de maquinaria na extracção de madeira, mas logo fomos compensados com excelentos trilhos, aliados a bonitas paisagens até Verdelhos.
Tomámos algo fresco naquela localidade, onde nos cruzámos pela primeira vez com malta do Géo-Raid, que participava na 2ª. etapa do evento.
Dalí continuámos a subir durante intermináveis kms até junto da ermida de Nossa Sra do Perpétuo Socorro, onde pouco mais à frente, entrámos no caminho alcatroado até ao pitoresco lugar do Poço do Inferno, onde comemos algo mais sólido e atestámos os camelbags.
Tornámos a subir até ao alto, entrando depois na terrível subida, mais pela sua tecnicidade que pela inclinação, que nos levou à cumeada sobre o lindíssimo Vale Glaciar do Rio Zêzere, onde pedalámos até atingirmos a estrada que vem de Manteigas aos Piornos.
Após cruzarmos a estrada, entrámos no acesso ao Relvão, onde nos divertimos naquele trilho, todo ele cheio de pequenas ratoeiras, originadas pelos constantes tufos de erva rasteira e areão, que deliciou a malta.
Tirámos uma foto de grupo na isolada igreja naquele local e passámo-nos para o outro lado, iniciando uma longa e adrenalínica descida com início defronte da Barragem do Padre Alfredo, contornando todo o Vale Glaciar da Alforfa e Unhais da Serra. Uma descida toda ela cheia de pequenos perigos, que nos fizeram disparar os níveis adrenalínicos.
Apontámos depois o azimute à Bouça, indo ao encontro da sua bonita ribeira, onde após transpormos algumas dificuldades, nos deliciámos nas suas temperadas águas, que bebemos sem temor, pois a sede não dava tréguas e não se podia desperdiçar oportunidades de hidratação, tal era o calor que se fazia sentir.
Estávamos já perto das Cortes, inserida numa sequência de bonitas paisagens, mas tinhamos que continuar a subir.
Depois duma passagem nuns trilhos singelos, à laia de single, seguiu-se uma "penante" subida em largo estradão, para virarmos depois à direita, agora em direcção à zona do Pião.
Divertidos a pedalar naquela sequência de curvas e contra curvas, acabei por passar a zona onde deveria de virar para o Pião, mesmo ao centro duma apertada e inclinada descida e quando dei por ela, já não valia a pena voltar atrás, pelo que continuámos até ao Parque de Merendas, subindo depois em asfalto à Rosa Negra.
Até Cantar Galo foi um instante, pois seguiu-se uns kms de trilhos quase sempre a descer e a vontade de beber algo fresco animou-nos a um pedalar mais afoito.
Depois dumas bjecas num Café da povoação, lá continuámos a nossa aventura, cruzando a Vila do Carvalho e subindo ao Cabeço do Ribeiro do Boi.
Já de novo em direcção ao Alto de S. Gião, os ânimos iam-se acentuando com o diminuir dos kms.
Do alto de S. Gião a Orjais foi quase sempre a descer e em boa velocidade.
Esperava-nos um bom banho retemperador, cortesia do Presidente do Clube local, seguindo-se um lanche ajantarado com febras assadas ornamentadas com pickles e limão e regadas com umas cervejolas que entravam na mesa como se de uma linha de montagem se tratasse. Para alguns claro!!! Outros mantiveram-se fiéis à bebida adocicada, não tanto pela reposição dos níveis de açucar, mas porque tinham que conduzir no regresso a casa.
Foi uma bonita aventura, mais uma vez rodeado de bons amigos que me acompanharam neste Raid serrano.
Foram de facto 88 kms com alguma dureza, mas que toda a gente superou, uns com mais, outros com menos dificuldade.
Mas onde todos certamente foram unânimes, foi no bonito panorama proporcionado pela magnificiência daqueles vales, glaciares ou não, pululados de pequenas e grandes povoações. Daquelas encostas verdejantes e escarpas acinzentadas. Dos picos recortados nas suas formas assimétricas. Certamente um dia para mais tarde recordar!!!
Mais uma aventura "made in AC", desta vez na bonita Serra da Estrela.
Outras se seguirão, pois o meu espírito de aventura tarda em ficar saciado.
Sei que alguma rapaziada gosta de saber se custou muito, ou se foi assim assim.
Desta vez também não vou postar essas "tretas", mas como são bons rapazes, junto-vos uma imagem com alguns dados que vos poderão interessar.

Vêmo-nos nos trilhos,
ou fora deles.
Galeria Fotográfica
"VIII Raid AC - Trilhos e Aventuras"