terça-feira, 1 de maio de 2012

"Molha a três tempos"

Conforme previamente combinado com o Jorge Palma, juntámo-nos na "Rotunda da Racha" para uma voltinha com as "asfálticas".
O  Leandro juntou-se a nós e pouco depois das 08h, fizémo-nos à estrada.
Pensámos inicialmente ir até ao Fundão e regressar por S. Vicente da Beira, mas a escuridão e nebulosidade para os lados da Gardunha, demoveram-nos de efetuar tal percurso.
Planeámos então ir até Alpedrinha e regressar por S. Miguel D'Acha.
Para os lados da campina, o tempo parecia estar mais ameno e fomos em direção aos Escalos de Baixo, encontrando o Fernando "do Caraíbas" e o Salavessa que iam ao encontro do "Ti João". Acompanhámo-los até aos Escalos de Baixo, onde nos cruzámos com o Ti João, despedindo-nos da malta que regressava ao encontro do restante grupo que partira às 08h30.
Passámos por Escalos de Cima e no alto da Lousa, virámos para a Lardosa, que cruzámos, tomando agora a direção de Alpedrinha, com os olhos postos na Serra da Gardunha, pois caso começasse a chover, atalháva-mos pelas Atalaias.
Atravessámos Alpedrinha e subimos até à fonte, descendo seguidamente para Vale de Prazeres, onde parámos na Padaria/Pastelaria, para a sessão cafeínica, que acompanhámos com um bolinho, que nos colmatou a "gulodice"!!!
A opção não foi a melhor, pois entretanto começou a chover e lá tivemos que vestir os "chubasqueros", como dizem os nuestros hermanos e aguentar a pancada que apenas durou até ao cruzamento para as Termas da Touca.
Com passagem pela Orca, descemos à Ribeira do Taveiró e subimos a S. Miguel D'Acha, onde a chuva voltou a fazer a sua aparição.
Mais à frente, a chuva parou e o sol parecia que vinha para ficar.
Cruzámos a ponte sobre a Ribeira de Alpreade, em S. Gens e subimos aos Escalos de Cima, onde virámos para os Escalos de Baixo, fazendo o mesmo percurso, agora em sentido inverso.
Ao entrarmos na reta do Lanço Grande, a chuva voltou, agora em força, não havendo fatinho de água que lhe resistisse. Foi uma bela molha de 1ª. classe. No entanto ao chegar aos Buenos Aires, a chuva parou, sendo substituida por um sol radiante. Vamos lá entender este tempo.!!!
No final, chegámos a casa ainda antes das 12h, com 92 kms pedalados numa manhã, onde o sol e a chuva não se entenderam, fazendo-nos chegar a casa com o fatinho encharcado.

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos,
ou fora deles.
AC


Sem comentários: