quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

"Descida à Foz da Ribeirinha"

Hoje, compareceram na Pires Marques, o Filipe, o Dino e eu.
Após um compasso de espera por um companheiro, que não apareceu, partimos os três pelas 09h10 sem rumo muito definido, para a zona do Rio Ponsul.
Saímos pelo Vale Cabreiro, e apanhámos a estrada da "lixeira velha" até à quelha da Srª. de Mércules e por esta até à Rebouça, onde parámos para decidir por onde ir, se pela esquerda, se pela direita.
Optámos pela esquerda e metemo-nos por caminhos que ainda não conheciamos, passando na Queijeira da Rebouça de Baixo, Queijeira da Rafeira, Chão da Granja e fizémos nova paragem no Monte do Pombal, para o Dino dar uma afinadela nos travões da sua bikla.
Já com os travões ajustados, cruzámos então o arraial e fomos em direcção ao leito do rio, por um trilho que eu sabia ali existir e que acompanhava o rio até ao pontão da Granjinha. Em dada altura o trilho, simplesmente desapareceu, presumívelmente tragado pelas águas revoltosas do rio que ali recebe as águas da Ribeirinha, originando um enorme caudal causado pela intempérie que assolou a zona nos últimos dois meses.
Para não termos de retroceder, inventámos um interessante "single track" pelos vários carreiros de gado ali existentes, na sua maioria sobre pedra rolante e escorregadia, que fez disparar a adrenalina no pessoal e a mim particularmente, cuja técnica está agora a atingir a adolescência, fez-me pôr o joelho em terra, sem consequências, além do orgulho ferido.
Encontrado outro trilho, que conhecia, lá seguimos em direcção aos Quintalreis, com uma pequena paragem na Casa do Estrêlo, para "papar" a barrinha, tirar uma foto de grupo e dar "dois dedos de conversa". Já próximo dos Quintalreis, passámos por alguma dificuldade, com os bastantes e enormes eucaliptos caídos no caminho, derivado ao último temporal, que tivémos que transpor com a bicicleta ao ombro.
Passada esta dificuldade, prosseguimos em direcção à Capa Rota, onde encontrámos alcatrão que seguimos até à zona dos Desembargadores, tomando o caminho que nos leva à Fonte da Mula e recta do Lanço Grande, seguindo este último, porque o Flipe queria lavar a bikla nas bombas.
Limpeza feita e já com Castelo Branco à vista, rumámos a cidade, onde chegámos pelas 12h30.


Total Kms 39
Acumulado 648
Pendente Positiva 18%
Pendente Negativa 17%
Pendente Média 4%
Altura Máxima 396 mts
Altura Mínima 130 mts

.o0o.





Percurso

Altimetria

A Minha "MAV"

O Filipe e o Dino

O Dino afinando os travões sob observação do Filipe

O Filipe, eu e o Dino

FILIPE

Monte do Pombal

Rio Ponsul

Eu com o Dino

Obstáculos nos Quintalreis

Monte do Pombal

Panorâmica vista da Rebouça de Cima

DINO

Filipe

Ribeirinha

Rio Ponsul

Monte do Pombal

.o0o.

Sem comentários: