"Passeio aventura com subida ao Castelo do Rei Wamba"

.o0o.

Ontem, o Arlindo Cabrito contactou-me por telefone a convidar-me para uma voltinha com a malta da Centralbikes, que obviamente não pude recusar.
Como préviamente combinado, pelas 09h lá compareci, junto à Centralbikes, levando a reboque o Dino, que encontrei pelo caminho e dois rapazes que com ele tinham combinado ir pedalar.
Manhã fria dos primeiros dias de inverno, com a malta que ia chegando lançando alguns queixumes sobre a frieza que os mantinha com os dedos dos pés e das mãos gelados, apesar do sol radiante que fazia antever um belo dia.
No grupo que ali se juntou, alguns já conhecia e outros não, éramos 9, nomedamente, o Agnelo, o Arlindo, o Galvão, o Miguel, o Nuno, o Dino, dois rapazes que não conhecia e cujos nomes também não sei e eu.
Como ninguém tinha uma ideia definida, para onde queria ir, o Agnelo sugeriu irmos até às Portas de Rodão, zona de inegável beleza, toda a gente concordando e toca a cravar as esporas (cleats) nas nossas montadas e a caminho...
O Agnelo, betêtista experiente, teve o bom senso de conduzir o pessoal nos kms iniciais pela antiga EN.18 até ao cruzamento das Benquerenças, para que toda a malta pudesse fazer o "aquecimentozinho", quem se lembrou desse pormenor, claro.
Entrámos em terra batida pelo caminho paralelo à A.23 e no cruzamento para a Azinheira um dos dois rapazes que nos acompanhavam, ia com problemas no eixo pedaleiro, regressando ambos à cidade.
Passámos então a sete e continuámos, passando pelos Amarelos, Vale do Morgado, Rodeios, onde fizemos nova paragem, para nos despedir-mos do Sr. Galvão, Dino e Miguel, que a partir dali rumaram a Castelo Branco, por necessitarem de chegar mais cedo.
Sobrámos então 4, eu, o Agnelo, o Arlindo e o Nuno, que teimosamente quisémos levar o objectivo inicial até ao fim. Seguimos o caminho, com passagem junto à linda capela de Nossa Senhora da Paz, embrenhando-nos seguidamente em zona de eucaliptal, com passagem no Vale do Homem e Alvaiade, subindo por um estradão paralelo à En.18, que nos levou até à antiga estrada da Foz do Cobrão, voltando à esquerda para apanhar a passagem superior da A.23 na Portela da Milhariça, onde nos deparámos com belas paisagens sobre aquela via rápida e para nós, também uma rápida e algo perigosa descida.
Como quem desce, também tem de subir, lá "gingámos" encima das biklas na zona do Penedo Gordo até à estrada que dá acesso às antenas da Serra das Talhadas.
Ali nos demorámos algum tempo a apreciar as belas paisagens a perder de vista e onde tirámos umas fotos para mais tarde recordar, que ir lá acima não é "bife" para todos os dias.
Valeu-nos depois a descida (a fazer com algum cuidado) que los levou até ao Castelo dos Mouros, conhecido pelo (Rei Wamba), onde mais uma vez nos deliciámos, com a espectacularidade das paisagens que dali se avistam. Para a Esquerda, a Ponte sobre o RioTejo e a baía que se estende até à zona portuária.
Olhando em frente a imponente Garganta das Portas de Rodão. Para a direita, o Rio Tejo serpentendo a perder de vista.
Que maravilha.
Um esforço que vale bem a pena e que nos faz viver momentos maravilhosos de paz e imensidão.
Como estávamos longe de casa, já era um pouco tarde e a malta já acusava algum cansaço, descemos para o Porto do Tejo por alcatrão que nos fez disparar a pouca adrelanina que ainda nos restava e fomos parar nas bombas de combustível junto à "Unibaga", não para abastecer as biklas, mas para tomarmos um cafézinho, que já fazia falta.
Dali seguimos para Castelo Branco sempre por alcatrão com chegada à cidade pelas 14h30, pois já havia alguns "empenos" no grupo.
"Obrigado Agnelo por este belo "passeio".

Total Kms 77
Acumulado 1235
Pendente Positiva 24%
Pendente Negativa 25%
Pendente Média 3%

.o0o.

Esperando por pelos restantes companheiros
O Miguel e o Sr. Galvão
O Dino e o Nuno
O Miguel, o Sr. Galvão e o Arlindo
Passagem nos Rodeios (Agnelo)
Vista sobre o Rio Tejo

Com o Agnelo e o Nuno

Com o Armindo

Serra das Tajadas

No Castelo dos Mouros (Rei Wamba)