Avançar para o conteúdo principal

"Passeio Domingueiro"

.o0o.


Vésperas de Natal
Manhãs frias e radiantes de sol, que tímidamente tenta romper com algum gelo que se forma durante a noite, assim tem sido nesta quadra natalícia.
Quando cheguei à centralbikes, pelas 09h10, apenas ali se encontravam a Cristina Salavessa e o Rui Beato.
Pouco depois chegou o Luís e a esposa Crisálida. esperámos até às 09h20 e saímos ao encontro da malta dos Cebolais, com o Agnelo a apanhar-nos junto à passagem de nível que dá aesso à Zona Industrial na E.N.18.
Encontramos a malta próximo do Cruzamento dos Maxiais.
Dos 5 iniciais, passámos a ser 12, um grupo à antiga.
Rumámos aos Maxiais e divertimo-nos logo nas primeiras descidas, onde os mais afoitos deixaram embalar as biklas e os mais prudentes testaram os travões.
No último troço de descida para o Ribeiro da Paiteira, um companheiro furou, pelo que fiquei junto ao Ribeiro à espera dos atrazados e tirar algumas fotos, recebendo um pouco mais tarde a companhia do Agnelo e ambos esperámos pelo pessoal.
A malta chegou e continuámos o trajecto, mas ao chegar ao alto já não vimos o restante pessoal, ficando em dúvida quanto ao caminho que tomaram. Ali nos transformá-mos em "pisteiros" à moda india e toca a seguir rastos de bicicleta para os encontrar, mas a coisa correu mal e fomo-nos enfiar no meio da lenha. Bom, não fomos mesmo talhados para aquilo, ficamo-nos pelas voltinhas de bicicleta. Descoberto o rumo dos primeiros, lá fomos ao seu encontro e já agrupados, toca a descer por descidas algo inclinadas até à Ribeira da Pipa, com passagem pelas Casas Velhas, porque a partir dali a porquinha iria torcer o rabo.
Começá-mos logo com uma subidinha a servir de teste a algumas sapatilhas (sapatos), pois de bikla só para alguns. Poucos.
Subímos ao Monte do Fagundes e continuámos por estradão até à variante da Carapalha e dai à E.N.18, onde nos despedimos da malta dos Cebolais, com votos de Boas Festas e algumas trocas de números de telemóvel para voltinhas futuras.
Chegámos a Castelo Branco pelas 12h30 já a pensar na postinha do "Fiel Amigo" (Não é o Boby, o que estavas a pensar, é o bacalhauzinho) e nas prendinhas no sapatinho. (velhos tempos)
Da malta que hoje se juntou alguns apenas os conhecia de vista, pelo que, vou postar algumas fotos sem comentários.
.o0o.
Total Kms 35
Acumulado 641
Pendente máxima positiva 20%
Pendente máxima negativa 20%
Pendente média 4%
Altitude máxima 411 mts
Altitude mínima 144 mts


.o0o.

Altimetria

Percurso



















Panorâmica do Monte do Fagundes



.o0o.

Comentários

wheeler-cb disse…
Um ÓPTIMO 2007...

Parabéns pelo Blog. Andei a pesquisar na net, e tomei conhecimento do blog só agora. Já o adicionei aos favoritos para o ir visitando. Sendo eu de Cernache do Bonjardim, concelho de Sertã, distrito de Castelo Branco, pode ser que um destes dias me "atreva" a fazer-me convidado e a aparecer por aí para pedalar convosco... se me autorizarem, claro está!!! Venho tb indicar-vos o "nosso" blog - manecasbikesbtt@blogspot.com - para verem o que temos feito... e o que vamos fazer tb... Espero que gostem...

Cumprimentos
Wheeler-cb

Mensagens populares deste blogue

"Rota do Bucho/2016"

Pelo segundo ano consecutivo, resolvi editar a Rota do Bucho, com um passeio pelos trilhos de Malpica do Tejo, uma bonita aldeia onde tenho raízes, que termina à mesa com um belo bucho de ossos à boa moda malpiqueira. Convidei um "magote" de amigos, dos quais dezasseis disseram presente. O ponto de reunião, foi desta vez na Pastelaria Cantinho dos Sabores, na Rotunda da Racha, onde tomamos o cafézinho matinal. Pelas 08h20 partimos em pelotão auto rumo a Malpica do Tejo, onde o Rui e a Sandra Tapadas já nos aguardavam. A previsão era de vento forte e alguns aguaceiros e desta vez o S. Pedro não nos "despontou", mandou mesmo umas belas rajadas de vento e umas belas bátegas de água, que nos atingiram por três vezes, um pouco no início desta pequena aventura, sensivelmente a meio, quando estávamos à vista de um local de abrigo, a aldeia de Lentiscais e no final, em jeito de banho. Pelas 09h00, como planeado, abandonávamos a aldeia rumo ao Monte do Couto do Alberto, en…

"Hoje fomos à romaria"

A manhã acordou hoje límpida e solarenga, num bom incentivo para um bom par de pedaladas asfálticas. Quando saí da garagem já o Álvaro e o Leandro me esperavam. Juntos fomos até à Rotunda das Violetas, ao encontro do Luís Lourenço e do Nuno Eusébio. Pouco depois chegou o Jorge Palma. Para não perder a prática tive ainda que mudar a câmara de ar da minha roda traseira que vinha com um pequeno furo, originado por uma limalha. Já com a "ézinha" pronta a rodar, fizemo-nos à estrada, abandonando a cidade pela Milhã, rumo ao Juncal do Campo pela estradinha panorâmica da Quinta de Valverde. Cruzamos a aldeia e entroncamos na N.12, onde fletimos à direita, rumo ao Padrão, uma pequena aldeia que este fim de semana se encontra engalanada para a festa da Nossa Senhora da Saúde. Entramos na aldeia e fomos tomar o cafezinho matinal no bar junto ao adro da igreja, gentilmente servido por um senhor, creio que festeiro, que fez questão de oferecer os cafezinhos e que agradecemos. Descemos …

Alvaiade, Perdigão e Vila Velha de Rodão"

Hoje, com um pelotão mais numeroso, fomos tomar o cafézinho matinal à Bolaria Rodense, em Vila Velha de Rodão. Abandonamos a cidade pouco depois das 08h30 e rumamos ao Perdigão, com passagem por Sarnadas de Rodão e Alvaiade. Seguimos depois pela estradinha panorâmica que liga o Perdigão a Vila Velha de Rodão, usufruindo da bonitas paisagens sobre a Serra das Talhadas e Vilas Ruivas. Depois da pequena tertúlia na Bolaria Rodense e já com os níveis repostos, rumamos à cidade, com passagem pelo Coxerro e Sarnadas. Aqui voltamos a encontrar o Joaquim Cabarrão e o Salvado, que deram uma volta mais pequena e juntos seguimos até à entrada da cidade, onde nos voltamos a separar, pois o restante grupo foi pela variante à Carapalha. Numa manhã já bem primaveril, alinharam para esta bonita volta, além de mim, o Jorge Palma, Tó Pinto, Fernando "Caraíbas", Sr. Silva, António Leandro e o João Salavessa.  Foram 75 kms, repletos de divertidas pedaladas, na companhia deste animado grupo de …