domingo, 10 de dezembro de 2006

Passeio Calmo pela Planura

Ontem, tinha mandado um "sms" ao Álvaro para me dar um toque, se fosse pedalar.
Pelas 08h15, toca o telemóvel, era o Álvaro a informar-me que tinha combinado ir pedalar com o Ricardo e o Pedro.

Juntei-me ao grupo e partimos pelas 09h00 da garagem do Pedro, com intenção de darmos uma voltinha pelos lados da Lardosa.

Passámos então a ribeira de S. Bartolomeu, ainda com grande caudal, Pedra da Légua, Santa Apolónia e atravessámos Alcains em direcção ao "Por da Vaca" Seixeira; Tapada da Virgem, Folha da Lardosa e fomos beber o cafézinho no "Tá-se Bem" na Lardosa.

Corpinho bem aconchegado, e toca a rumar em direcção à Barragem da Marateca, com passagem pelo Tanque e Lameiros de Almeida, com os caminhos ainda bem enlameados, o que produzia os habituais queixumes e peripécias do Ricardo, que faz um "chinfrim" danado sempre que aparecem dificuldades mais tecnicistas, contudo, nunca dá uma nega, e já se safa bem nas "laminhas". Mas desta vez foi o Pedro que ficou com a bicicleta "pregada ao chão" num lamaçal.

Seguimos então por um bonito trilho em direcção à estrada da Marateca para o Louriçal e à passagem pelo Monte Satão a bicicleta do Ricardo teve um problema na válvula da roda dianteira, obrigando a uma pequena paragem, prontamente resolvido pelo nosso par de técnicos, Pedro, com as suas novas tecnlogias e pelo Álvaro "o mãozinhas", mais ferramenteiro.

No lugar do Mota virámos à esquerda para a nascente da Barragem e passámos o pontão em direcção ao Carrapiço e Fonte Nova.

A partir da Póvoa de Rio de Moinhos resolvemos concluir o percurso por estrada (alcatrão) por já ser um pouco tarde e haver compromissos assumidos. cerca das 13h00 estávamos em Castelo Branco com o ciclómetro a marcar 56 Kms, bem divertidos, o normal com esta esta "rapaziada"
.o0o.

Mapa Google


Altimetria


Barragem no Por da Vaca



O Álvaro, o Ricardo e o Pedro a caminho da Lardosa



Paisagem no Por da Vaca



Passagem da Ribeira de S. Bartolomeu

A Serra da Gardunha ao longe



Tapada à entrada da Lardosa










Paisagens apreciadas durante 0 nosso passeio

O Álvaro e o Pedro num belo trilho

Rio Ocreza


O Ricardo e o Pedro




Mais algumas paisagens

.o0o.

Sem comentários: