Avançar para o conteúdo principal

"Um olhar sobre a Ribeira de Alpreade"

Pensamento:
"O maior erro que um homem pode cometer é viver com medo de cometer um erro"
(Hebbard)

.o0o.
Hoje ainda não me sinto nada bem, pois apanhei uma virose qualquer que me afectou bastante.
Ontem ainda saí de bicla com a malta, mas foi um erro que me custou bastante e tive muita dificuldade em chegar a casa, principalmente a partir do meio do percurso. Mas como diz o ditado: "quem corre por gosto não cansa".
Pelas o8h30 de ontem lá apareci no P. Infantil da P. Marques, onde já se encontrava o Tó Zé. Chegou depois o Paulo Alves e o Martin e seguidamente a malta do BTTHAL, o João Valente, o Micaelo, o Rui e o Paulo.
Saímos da cidade pelo portal do frigorífico e fomos entrar num trilho feito pelos rodados dum camião até um poste de alta tensão recentemente colocado e onde acabou o trilho, na zona da Fonte do Sapo. Tivemos então que saltar uma aramada e inventar um trilho pela Tapada das Cabanas e acabámos por entrar na via férrea, onde pedalámos uma dezenas de metros: "pura loucura"...!!!!. Abandonámos a via férrea nas traseiras do Parque de Desportos Motorizados e atravessámos o Lanço Grande para a Queijeira das Alagoas em direcção ao Monte S. Luís, passando pelo Monte Brito. Atravessámos a Ribeirinha no local onde ainda se encontra o rudimentar passadiço colocado aquando da I Maratona de Castelo Branco e subimos para a zona do Barrão, nome que veio a calhar, pois alí tivémos que atravessar duas charcas de água, bem barrenta, e que fez dançar e divertir a malta. Continuámos até à Tapada do Caraca, descemos para as Ferrarias e subimos para apanhar o caminho asfaltado que seguímos até ao alto da Monheca. Aí apanhámos o estradão que nos levou ao Coito do Leitão, onde virámos à esquerda e descemos um bonito trilho bastante xistoso até à Ribeira do Salgueirinho, a escassas centenas de metros onde esta desagua na Ribeira de Alpreade e daí foi subir até à Mata onde tomámos café.
Saímos da Mata pela estrada que liga esta Aldeia à Lousa e virámos à esquerda para o Vale Verde, passando seguidamente pela Gandra, Balorca, novamente S. Luís, Fonte Santa e Garalheira, chegando a Castelo Branco cerca das 13h30 com 47 kms percorridos.
Foi um passeio um pouco atribulado, pois houve um furo, um pneu rebentado, uma queda aparatosa, felizmente sem consequências graves, apenas algumas escoriações e eu com uma virose e em estado febril, que o bom senso não conseguiu domesticar.
Apesar de tudo, foi um prazer pedalar com a malta do BTTHAL, pena não ter estado à altura, mas outros dias virão.
Até lá.
.o0o.
Para quem não vai à Maratona de Alcains, pode pedalar em boa companhia, bastando comparecer no próximo Sábado, pelas 09h00 no P. Infantil da Pires Marques para um passeio soft e sem stress.
.o0o.
Também terça feira, dia 24 podes vir pedalar connosco pelas 08h30 no mesmo local.
.o0o.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel