Avançar para o conteúdo principal

"Por trilhos de Lentiscais"

Pensamento:
"Amigos são aqueles estranhos seres que nos perguntam como estamos e esperam ouvir a resposta"

(autor desconhecido)

altimetria
.o0o.
Hoje, apenas eu: AC, o Dino e o André, pela segunda vez na nossa companhia, comparecemos para nos divertirmos pedalando por alguns dos belos trilhos que temos o previlégio de desfrutar neste nosso interior.
Apenas 3, mas decididos, resolvemos inovar um pouco e ir tomar a bica da praxe aos Lentiscais, por trilhos diferentes dos habituais.
O André, hoje o mais enferrujado dos 3, pois não tem a disponibilidade que pretendia para andar de bike, foi o que mais sofreu, mas decerto que "gozou à brava".
Saímos da cidade pelo single track das Palmeiras, em direcção ao Forninho do Bispo, contornando o recinto da Sra de Mércules, entrámos num sobe e desce até à Rebouça, onde apanhámos uma nova e rápida descida para o Monte do Sordo e o estradão que nos conduziu ainda pelo Monte Jambum e da Ponte até à ultima curva dos Enfestos.

Daí descemos por asfalto até à ponte nova do Rio Ponsul para virarmos à direita e iniciar a subida até ao planalto do Monte do Picado, com uma vista magnífica avistando-se ao longe a cidade e pouco depois entrámos nos Lentiscais, onde parámos no Centro de Dia, para o apetecido café.

Conversámos um pouco e aproveitámos para retemperar energias, principalmente o André, pois já era nítido o seu desgaste físico, não só pela sua ainda pouca rodagem nestas andanças, mas ainda por problemas que trazia no cubo da roda traseira da sua bike, que lhe travava o andamento. Mas foi um bravo, sofreu um pouco, mas teve acesso a trilhos e paisagens maravilhosas e que nos vão marcando ao longo dos tempos, ampliando de forma gratificante o gosto pelo btt, na sua verdadeira vertente. (na minha opinião)Voltámos ao asfalto por cerca de 1 km, para entrar de novo no Monte do Picado, mas por outros caminhos, que nos levaram ao topo da subida inicial do Ponsul, agora invertida, passando de arfante a adrenalínica, tal foi o gozo que nos deu a descida para a ponte.
Rumámos seguidamente ao Monte do Chaveiro e subimos por um novo trilho, lindo e mais macio, que nos levou ao cimo dos Enfestos para entrarmos no eucaliptal e desfrutar dum magnífico e sombreado trilho para o Monte dos Cagavaios, dando de caras com o imponente Cabeço de S. Martinho, com o seu bem enquadrado marco geodésico.Contornámos a velha lixeira, já desactivada e o cabeço de S. Martinho para entrarmos de novo no single track das Palmeiras, que deu início à nossa aventura de hoje.Chegámos a Castelo Branco pelas 12h15, com 44 kms percorridos por trilhos bem divertidos e diversificados e onde as nossas biclas puderam mostrar o seu melhor.


Fiquem bem!!!
Domingo, dia 19, há pedalada. Concentração na Pires Marques pelas 08h.
Até lá
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela ...

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel...

"Sobrainho da Ribeira"

"Hoje foi dia de ir passear a minha "ézinha", em andamento relaxado, pois no próximo fim de semana, tenho a minha peregrinação anual a Fátima. Dois dias de puro btt, logo com o primeiro a chegar ao final, em Constância, após 125 kms em plena comunhão com a natureza, com a bica da cerveja preta e das belas sandes de presunto, ali para os lados da Aldeia do Mato. O segundo será mais "maneirinho" e também muito mais curto, orientado ao puro divertimento, pelos fantásticos singles de Almourol e Serra D'Aire. Saí de casa já um pouco tarde, com os ponteiros do relógio quase a posicionarem-se nas 08h30. Rumei ao Cabeço do Infante, com passagem pela Taberna Seca e Vilares e, ali efetuei a primeira paragem para o cafezinho matinal. Sempre de forma descontraída, continuei as minhas pedaladas passando Sarzedas e descendo ao cruzamento para o Salgueiral e Sobrainho da Ribeira. Escolhi o Sobrainho da Ribeira. Nesta bonita estradinha panorâmica, ...