quinta-feira, 8 de maio de 2014

"Sobrainho da Ribeira"

"Hoje foi dia de ir passear a minha "ézinha", em andamento relaxado, pois no próximo fim de semana, tenho a minha peregrinação anual a Fátima.
Dois dias de puro btt, logo com o primeiro a chegar ao final, em Constância, após 125 kms em plena comunhão com a natureza, com a bica da cerveja preta e das belas sandes de presunto, ali para os lados da Aldeia do Mato.
O segundo será mais "maneirinho" e também muito mais curto, orientado ao puro divertimento, pelos fantásticos singles de Almourol e Serra D'Aire.
Saí de casa já um pouco tarde, com os ponteiros do relógio quase a posicionarem-se nas 08h30.
Rumei ao Cabeço do Infante, com passagem pela Taberna Seca e Vilares e, ali efetuei a primeira paragem para o cafezinho matinal.
Sempre de forma descontraída, continuei as minhas pedaladas passando Sarzedas e descendo ao cruzamento para o Salgueiral e Sobrainho da Ribeira.
Escolhi o Sobrainho da Ribeira.
Nesta bonita estradinha panorâmica, a envolvente paisagística é magnífica.
Sobre a direita, os vales guardados pela imponente Serra do Muradal e, sobre a esquerda,  os guardados pela Serra das Talhadas, separados pela bonita Ribeira do Alvito.
Cruzei o Sobrainho da Ribeira e saí pela esquerda em direção ao Cerejal, sempre ladeando a ribeira, que acompanhei até à ponte medieval, antes do Casal da Ribeira,
Aqui, entrei na N233, que segui, sempre em sentido ascendente, até à Cabeça Gorda, onde virei para o Sopegal.
Passei depois pela Fonte Longa e mesmo à entrada do Gaviãozinho, virei à esquerda, seguindo agora em direção à Sarnadinha e Alvaiade.
Desci a Vila Velha de Rodão, por Távila e Gavião e, pasme-se, desta vez não parei na Bolaria Rodense.
Já em direção a Castelo Branco, pela N.18, passei pelo Coxerro e nas Sarnadas entrei na IP2, que segui até à cidade.
Foi um passeio como outros tantos, em modo vadio, sem stress e a fazer o que me dá na gana, sem ter que me justificar, ou alterar planos.
Desta vez, fiquei-me pelos 89 kms, para mim o suficiente, para me manter ativo e motivado.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Sem comentários: