sábado, 3 de maio de 2014

"Passeio pelos Enxames"

Aos sábados é dia de pedalada asfáltica, com concentração na Rotunda da Racha, pelas 08H00.
Hoje, além de mim, compareceram o António Leandro, Jorge Palma, Paulo Jalles, Nuno Eusébio, Luís Lourenço, João Afonso e Paulo Neto.
A aldeia dos Enxames, inserida num bonito vale entres as Serras da Gardunha e da Canaveira, foi hoje o local escolhido para este pequeno pelotão de cicloturistas.
Abandonámos a cidade pouco depois das 08h00 e, aproveitando o trânsito mais escasso na N.18 aos fins de semana, fomos até à Gardunha, com passagem por Alcains, rotunda da Lardosa e Alpedrinha.
Com um vento terrível a dificultar-nos a progressão, não era fácil a malta manter-se alinhada na estrada, sobretudo a malta com bikes com rodas de perfil alto, como o meu caso.
Cuidados redobrados e mais concentração e lá fomos pedalando, agora subindo a serra, para depois descermos ao Alcaide.
Por estes lados, o vento mudou um pouco de feição, sendo agora mais lateral e não tão nocivo.
Após a passagem pelo Cruzamento para Valverde e já na descida, virámos à direita para os Enxames.
Esta bonita estradinha panorâmica, que sempre conheci pelo seu mau piso, foi agora beneficiada com uns quantos remendos que atenua um pouco mais a trepidação, tornando-se um pouco mais fácil.
A subida da Serra da Canaveira, de pendente suave, tem umas vistas fantásticas sobre o vale, até á serra da Gardunha, por um lado e, um pouco mais longe a imponente Serra da Estrela, onde ainda se pode vislumbrar uns resquícios de neve no seu cocuruto.
ultrapassada aquela pequena dificuldade, foi quase sempre a descer até à Mata da Rainha, onde parámos no Café Rolo, para a matinal dose de cafeína e dois dedos e conversa.
Antes de retomarmos o nosso passeio, alinhámos ainda para a foto de grupo e seguimos para a Aldeia de Santa Margarida.
Cruzámos a aldeia e entrámos na N.233, que nos trouxe de volta à cidade, com passagem ainda por S. Miguel D'Acha, S. Gens e Escalos de Cima.
Pelas 12h15, já tínhamos terminado os 100 kms do nosso passeio de hoje e já estávamos no nosso "camarote", na Esplanada das Laranjeiras, a bebericar umas mini bjecas e na conversa, com umas larachas pelo meio, bem ao jeito das nossas pequenas tertúlias de fim de volta.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Sem comentários: