Avançar para o conteúdo principal

"I Passeio BTT BVCB"

Gráfico mês Dezembro/2007
Altimetria
Percurso no Google

Se as minhas últimas pedaladas de 2007 foram espectaculares, com a "Marateca no seu melhor", as minhas primeiras pedaladas de 2008, foram uma agradável surpresa. Participei pela 1ª. vez em eventos organizados pelos Bombeiros e fiquei deveras agradado com o evento.

Já vai sendo hábito este "bem organizar" por pessoas singelas, que por paixão ao btt dão o seu melhor e conseguem surpreender-me pelos passeios bem conseguidos e organizados e são exemplo disso, o Roberto Nabais em Castelo Branco e o Pinto Infante na Lardosa.
Agora tenho que juntar à minha pequena lista, o Mateus e Companhia, pelo empenho e pela forma como conseguiram este belo passeio de hoje e um exemplo para outras organizações por esse país fora.
- Trilhos espectaculares e bem delineados.
- Marcações exemplares.
- Assistência ***** no apoio aos participantes.
- Abstecimento farto e diverso.
- Almoço bem confeccionado e tipo "farta brutos", mesmo ao jeito de alguns.
- Simpatia "a rodos" em toda a malta da organização.
Os meus sinceros parabéns à malta que organizou esta bela manhã de Btt em nome dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco.
Agora, um pequeno ponto negativo e que nada tem a ver com a organização.
Continuam a participar nestes eventos de btt, uma raça de indivíduos, (ainda bem que são poucos) a que por aqui se denominam de "Javardos" que insistem em deixar o lixo espalhado pelos trilhos, em vez de o guardarem no "jersey" e deitá-lo no lixo na zona do abastecimento ou à chegada.
Bem gostaria de saber se em casa, quando comem o iogurte, ou o "chocolatinho", também deitam o lixo para o chão.
Mas avancemos!!!
De 180 inscritos, compareceram cerca de 150 ao 1º. passeio do ano organizado cá na nossa urbe pelos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco .
Após um breve "briefing" onde foram dadas indicações sobre o percurso lá partimos pelas 09h10 para mais uma aventura que acabou por superar as expectativas.
Rumámos ao Valongo e entrámos nos trilhos nas imediações da nova variante à Carapalha e logo aí tivemos uma pequena amostra do que nos esperava, em termos de lama.
E a lama acabou mesmo por ser o nosso principal desafio ao longo de todo o percurso proporcionando aquí e alí, algumas cenas divertidas.
Descidas e subidas, todas elas cicláveis e acessíveis, ou seja, sem as denominadas paredes, agora tão em voga na maioria dos passeios.
Uns "single tracks" engraçados e um pouco escorregadios devido à humidade mas que deram "alma" ao passeio.
Passámos os Maxiais em direcção aos Cebolais de Cima por bonitos trilhos contornámos Sarnadas de Rodão para entrar de novo nos trilhos em direcção aos Amarelos, onde antes nos esperava um farto e diversificado abastecimento.
Uma breve passagem pela aldeia e continuámos em direcção ao Apeadeiro do Retaxo, onde certamente se encontrava a maior dificuldade do dia em termos de altímetria, com duas curtas subidas, acrescidas de rápidas e também curtas descídas, mas que davam para aumentar o índice de adrenalina.
Depois, foi um constante serpentear em redor das Benquerenças, enriquecida com a espectacular passagens nas Benquerenças Velhas, ou o que delas resta, por trilhos que me ficaram na retina. Bem bonito!!!
À chegada ao perímetro da cidade esperava-nos uma passagem bastante enlameada e técnica no Baixa da Maria, que nos deu acesso à Barragem da Talagueira e quando já pensávamos ter abandonado as zonas lamacentas, eis ainda a passagem junto ao parque de estacionamento do Jumbo para a "última dança"
A chegada à cidade e os acessos aos Bombeiros foram bem conduzidos pela malta da organização e pela PSP.
Pessoalmente gostei bastante desta divertida manhã de Btt e contem comigo para a próxima.
Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC



Comentários

Anónimo disse…
Em meu nome e dos bombeiros voluntários de castelo branco o nosso MUITO OBRIGADO!!!Pela publicidade feita no blog,pela presença,pela excelente reportagem e pelas bonitas fotos apresentadas.MATEUS

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela ...

PPS PR1 e PR2 - Caminho de Xisto do Fajão e Ponte de Cartamil,"

"Eu escolho viver, não apenas existir." (James Hetfield) Em dia de mais uma das minhas caminhadas, sempre na companhia da minha cara metade e excelente companheira nestas minhas passeatas pela natureza, fomos até à bonita Aldeia de Xisto de Fajão. Fajão, é uma aldeia de contos, que convive com as escarpas quartzíticas dos Penedos de Fajão, encaixada numa pitoresca concha da serra, alcandorada sobre  o Rio Ceira, perto da sua nascente, cuja configuração faz lembrar antigos castelo naturais. Chegamos à aldeia pouco depois das 08h30, sob intenso nevoeiro, que nos criou alguma apreensão sobre se daríamos, ou não, inicio à caminhada. Mas a impressão era de que a neblina estava a levantar e o sol começaria a iluminar o bonito Vale sobre o Rio Ceira, rodeado pelos impressionantes Penedos de Fajão e pela Bela Serra do Açor. A beleza que ainda não à muito tempo caracterizava aquela zona, era agora um pouco mais cinzenta, depois da devastação causada pelos fogos ...

"Sobrainho da Ribeira"

"Hoje foi dia de ir passear a minha "ézinha", em andamento relaxado, pois no próximo fim de semana, tenho a minha peregrinação anual a Fátima. Dois dias de puro btt, logo com o primeiro a chegar ao final, em Constância, após 125 kms em plena comunhão com a natureza, com a bica da cerveja preta e das belas sandes de presunto, ali para os lados da Aldeia do Mato. O segundo será mais "maneirinho" e também muito mais curto, orientado ao puro divertimento, pelos fantásticos singles de Almourol e Serra D'Aire. Saí de casa já um pouco tarde, com os ponteiros do relógio quase a posicionarem-se nas 08h30. Rumei ao Cabeço do Infante, com passagem pela Taberna Seca e Vilares e, ali efetuei a primeira paragem para o cafezinho matinal. Sempre de forma descontraída, continuei as minhas pedaladas passando Sarzedas e descendo ao cruzamento para o Salgueiral e Sobrainho da Ribeira. Escolhi o Sobrainho da Ribeira. Nesta bonita estradinha panorâmica, ...