
Depois dum domingo em pleno, uma terça feira supostamente para recrear, mas não foi bem assim, apesar dum passeio com metade do acumulado, foi ainda assim preenchido com uns "curtidos" 66 kms de puro btt.
Hoje, eu o FMike, o João Valente e o Filipe, não conseguimos resistir a mais uma terça feira "pedalante" e lançámo-nos a devorar trilhos em direcção ao Centro do Mundo, nome porque é conhecida a pacata aldeia de Barbaído.
Saímos da cidade pouco depois das 08h e rumámos à citada aldeia passando pela Tapada das Figueiras e Valverde para entrarmos na primeira povoação do dia, a aldeia de Freixial do Campo.
Parámos no Café Amazonas, onde a malta betêtista é sempre bem recebida pela D. Guilhermina, mas hoje foi o marido, cujo nome não recordo.
Gente simpática e hospitaleira.
Pedimos as bicas da praxe, mas a surpresa estava eminente, pois o amigo FMike apresentou-se com um bolo, ou lá como se chama, de massa de farinheira, produto familiar proveniente da "matação" do bácoro e que até fez "faísca" eheheh
Obigadinho amigo Mike, aquilo era uma delícia mas era só metade, então e a outra!!! Vê lá se não te esqueces na próxima terça, se não a malta fica "augada" eheheh
depois do cafézinho pegámos novamente nas biclas e descemos para o Vale Sando por uma bela e técnica descida para atacarmos depois uma subidita onde no ano passado eu e o Filipe levámos uma tareia dumas abelhinhas bem bravas, mas que felizmente já foram movidas do local, ou então os enxames morreram.
Lá no alto foi pedalar por extenso estradão sempre pela cumeada, até virarmos à esquerda já direccionados ao Barbaído.
Alguma confusão nalguns cruzamentos derivado ao corte das matas de eucaliptos que por ali existiam mas tudo correu bem, lá dei com os trilhos para o Verdelhão.
Já com o arraial à vista virámos novamente à esquerda já direccionado ao centro do Mundo onde pouco tempo depois e após termos molhado os "pézinhos" na ribeira, chegámos e resolvemos parar, só que era difícil encontrar o café da aldeia, bem dissimulado e geminado com a mercearia.
A senhora bastante simpática e admirada de estarmos todos sujos de lama, pois perguntou-nos se também andavamos "à lama" lá nos "aviou" a receita de "sagrespan", dose mini, que me deu novo alento, acompanhada dum delicioso bolinho de mel.
Saímos dali em direcção a Juncal do Campo com a Serra de S. Brás e Serra do Lobo à nossa direita, até à descida para o vale que antecede o Juncal.
Passámos a aldeia e rumámos, desta vez a Caféde pela Lameira do Velho e passando a aldeia sem parar, rumámos às passadouras da Rabaça, onde cruzámos o Rio Ocreza.
Contornámos as Sesmarias para entrar em Alcains pelas Escolas e seguimos para Santa Apolónia pelo caminho do Penedo Furado.
Dalí até à cidade foi rápido, com chegada pelas 12h50 e 66 kms percorridos por belos trilhos e excelente companhia.
Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC
Comentários