Avançar para o conteúdo principal

"Monforte da Beira, ir e voltar"

Mais uma terça feira de pedalada e prazer imenso, desta vez com destino marcado para a bela aldeia beirã de Monforte da Beira.

Compareceram na Pires Marques, AC, Filipe; João Valente e Marco, movidos pela busca de aventura e novos trilhos em pleno contacto com a natureza, contagiante nesta altura do ano.
Estávamos nós a fazer algum tempo, não viesse por ali algum companheiro atrazado, quando chega o Marcelo sem a sua habitual montura, pois hoje não era dia de pedalada para ele.
Aproveitámos a sua presença para tirar a foto de grupo à rapaziada pedalante e após dois dedos de conversa abalámos, pois o destino era longínquo.
saímos pelo S. Martinho, contornámos a lixeira em direcção ao Monte Chaveiro e Ponte Romana do Rio Ponsul, para subirmos ao Monte dos Cancelos.
Já no alto, continuámos pelo Monte do Negrete, Marmelos, Marmelitos, Barrelas e contornando a Serra do Carregal, entrámos em Monforte da Beira com destino marcado ao Café do "Joaquim Padeiro".
Encostámos as bikes e sentámo-nos para sorvermos calmamente um par de bjecas, roermos umas barritas, com excepção do João Valente que não vai nessa da barrita e "aconchega-se" sempre com uma sandocha de fabrico artesanal. (Óh João se a ASAE te topa!!!)
Já com a musculatura relaxada e os estômagos preenchidos de líquidos e sólidos, empreendemos o regresso a cidade.
Subímos à serra pela vertente mais fácil e descemos em direcção ao Monte Grande para acelerarmos pelo longo estradão até ao Monte da Granja, onde virámos a direita em direcção ao Rio Ponsul.
Já com o rio à vista deparámos com outro betêtista isolado que pedalava em direcção ao rio.
Era para inicialmente irmos de novo em direcção à ponte, mas a curiosidade mata e resolvemos ir indagar que era aquele companheiro solitário em tão inóspita paragem.
encontrámo-lo num cabeção do areal comtemplando o rio. Disse ser de Lentiscais e que para lá voltava.
Como não era muito falador e não mostrou interesse em acompanhar-nos, seguimos o nosso destino atravessando o rio para o lado do areal do Monte do Pombal.
Sulcámos uns trilhos por ali disfarçados e que são já nossos conhecidos para entramos no estradão no Monte Sordo até encontrarmos a subida para a Rebouça, que nos fez arfar um pouco.
Como já havia vários a queixarem-se dos joelhos, cotovelos, joanetes e outras articulações, não tivemos outro remédio do que nos dirigir-mos com a possível brevidade à "Farmácia do Abílio" vulgarmente conhecida como o Restaurante da Sra de Mércules e "emborcarmos" uma Sagrespan adulta, para lubrificar as articulações. Ufff, que alívio!!!
Isto de andar de bike sem a respectiva medicação, já começa a ser um sacrifício. "Betêtista sofre!!!"
Tudo nos "conforme" e toca a regressar a casa que já eram horas de almoço.
Chegámos à cidade pelas 13h com 59 kms percorridos e como já é habitual neste grupo, em contacto com a natureza, em explêndidos trilhos, com boa camaradagem e boa disposição.
Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos

AC>

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-