"Rota das Lagartixas"

Pois bem, desta vez os planos saíram um pouco gorados, relativamente ao inicialmente previsto.
De um passeio supostamente ligth para supostas afinações e ambientação à minha nova máquina, saíu um passeio speed com média horaria de 18,8 kms/h em 85 kms percorridos.
Que desperdício . . . era desta vez que ganhávamos um passeio!!! eh eh eh!
O que era para ser o teste final, acabou por ser o primeiro e para mim foi uma agradável surpresa!
Vamos então aos "entretantos"!
Em mais uma terça feira para viciados da bicla, compareceram, eu AC, Álvaro, FMike, Filipe e Carlos Sales.
No dia anterior tinha recebido um sms do Pinto Infante a informar que estava de férias uns dias e que iria pedalar connosco.
Tudo bem, mas como mora na Lardosa e para não ter que vir a Castelo Branco, rumámos até lá para nos juntarmos e darmos umas pedaladas na zona.
Mas para o primeiro dia, a "coisa" começou com algumas falhas e logo com as novas tecnologias do peso, que resolvi desta vez experimentar!!
Assim, coloquei pneus novos na bike, ou melhor pneus normais de 420 gramas e em vez de câmara de ar, pus líquido antí furo do mais diluído. (Joe's no flats)
Tudo corria às mil maravilhas, só que me esquecí de que os pneus não eram tubeless e como tal menos resistentes na carcassa e por tal motivo não podia pisar silvas e outros arbustos como se tivesse pneus tubless.
Como os pneus ainda não estavam bem acamados á jante, começaram logo a perder ar lentamente e acabei mesmo por furar, primeiro à frente e depois a trás, já no regresso a casa.
Bolas para o peso . . . para ganhar umas gramitas, fartei-me de dar à bomba!!! Chiça!!
Conclusão . . . se fosse por ai, também não ganhava a corrida! eh eh eh!!!
Mas avancemos!!!
Na Lardosa e aproveitando a companhia do Pinto Infante, o "GURU" dos trilhos da Lardosa e mestre a contornar a Barragem da Marateca, (da última vez, molhei mais os pézinhos, que os marrequinhos as patinhas. eh eh!!!) resolvemos ir pedalar nalguns dos trilhos que constituiram a "Rota dos Lagartos".
Como não percorremos os trilhos na totalidade, resolvi titular este post de "Rota das Lagartixas".
Sábiamente guiados pelo amigo Pinto Infante, lá percorremos parte dos melhores trilhos da Rota dos Lagartos, com single tracks espectaculares e para mim particularmente, aquela descida da Serra da Gardunha para o Louriçal é espectacular. Tenho de lá voltar mais umas quantas vezes.
Aquilo dá mesmo gozo pedalar naqueles trilhos com um enquadramento espectacular.
Mais uns estradões que aproveitámos para umas acelarações e mais uns singles entre pomares e quintarolas, algumas particulares, com passagens em pontes bastante primitivas e que faz com que o btt seja o meu "escape" preferido.
Para mim só ver em filmes e ouvir histórias de amigos, não chega. . . tenho que lá ir e encher o peito de gozo e adrenalina. Viva o Btt!!!
Mas por ser terça feira, também há algumas limitações, alguma rapaziada vai trabalhar de tarde e por vezes "temos de dar ao canelo" para chegar a horas e foi o que aconteceu.
Só que quando a malta acelera, por vezes surpreendemo-nos a nós próprios e desta vez, alguém foi apanhado desprevenido . . . que o digam o FMike e o Carlos!!!
Desculpem lá rapaziada, não foi por mal . . . da próxima deixamos as "talegas" em casa e vamos só com o prato de 32 dentes e a avózinha. eh eh!!!
Foi mesmo loucura, desta vez nem as "cartilagens" rangeram pedindo uma paragem para a "mésinha" de "sagrespan". Mas não há azar, fica em falta e da próxima vez . . . "catrapumba . . . já está no papo. eh eh!!!
A falta deste produto milagroso faz mesmo falta nas longas distâncias, se não vejamos!!!
O FMike com aquela desculpa da sandes XXL, níveis de glucémia no "amarelo", blá, blá, blá . . . não convenceu ninguém, aquilo da prisão de perna foi mesmo falta duma oleadela "sagrespan".
O Carlos Sales como ainda não está bem ambientado, acabou por lhe afectar a visão e no cruzamento para a Tapada das Figueiras, teve um ataque de cegueira e seguiu em frente acabando por ser recuperado já próximo do portal do frigorífico e ainda bem e a tempo, pois "ceguinho" como ia, ainda acabava por dar um abraço ao rápido para Santa Apolónia (Lisboa)!!!
Está provado que não temos capacidade para fazer tantos kilómetros a "sêco".
Os efeitos secundários são terríveis e podem tornar-se perigosos . . . temos mesmo que injectar de quando em vez uma "bjecada" de "sagrespan"!!!
Bom, posto isto, resta-me dizer que após deixarmos o amigo e companheiro Pinto Infante lá para os lados da Póvoa, chegámos a Castelo Branco sãos e salvos, fruto da boa camaradagem, alegria e boa disposição e do imenso prazer que nos é oferecido pela prática do bom Btt.