"Estou de Volta"

Após uma quinzena bastante atribulada, estou de volta aos trilhos e ao asfalto. . .assim espero!!!
Aproveitando a companhia do Carlos Sales e, em jeito de preparação para a Rota das Aldeias de Xisto, no próximo domingo, na bonita Serra da Lousã, fizémo-nos aos trilhos.
Fui ter com o Carlos à Pastelaria "A Ministra", na Carapalha e, após o cafézinho matinal, demos início à nossa aventura de hoje.
Rumámos à Represa e seguidamente aos Amarelos, onde após alguma hesitação, não resistimos à "gula" e fomos em busca do Panike de chocolate, na padaria local.
Seguimos agora em direcção às Ferrarias, "rasando" a Carapetosa e descendo para o Rio Ocresa, que cruzámos, pela sua estreita ponte, que tem os dias contados, após a construção da nova barragem, na Ribeira do Alvito.
Subimos às Ferrarias e com passagem no Azinhal e Bozelha, chegámos a Santo André das Tojeiras.
Saímos em direção a Porto Gola e subimos ao VG das Pousadas, já a pensar na paragem no Café do Pinta, no Casal das Águas de Verão, onde chegámos após passagem no Carrascal.
Alí mantivemos uma conversa animada com a proprietária e um pouco virada ao "macabro", enquanto bebiamos uma coca cola e mastigávamos uma barra energética.
Passámos depois pelos Pereiros, Barrocas e Lomba Chã, até que chegámos à Nave, onde tomámos o rumo dos Vilares de Baixo e de Cima.
Com quilometragem já suficiente para um reinício, após uma quinzena de paragem, resolvemos encurtar um pouco e, sendo impossível passar o rio a vau, entrámos no asfalto, regressando à cidade pela Taberna Seca.
Foram 69 kms bem divertidos e em trilhos que nos deram bastante gozo, pois encontrando-se bastante pesados, enlameados e escorregadios, proporcionaram-nos alguns momentos engraçados e descontraídos.
. . . ou fora deles.

"O outro lado da Estrêla"

Uma vez mais, resolvi fazer umas das minhas "voltas vadias", programadas para este ano, que espero mais rico em aventuras lúdicas e de partilha com amigos. Criei um percurso que chamei de "o outro lado da Estrela", pois a nossa querida Serra da Estrela só é conhecida pela maioria da malta pelas " Torres, Adamastores e outros alimentadores de egos". Mas a serra não é só isso, tem o outro lado, bem bonito por sinal, repleto de lindas panorâmicas e bonitas aldeias. Umas históricas, outras não, mas todas elas com encanto e uma história para contar. Juntaram-se à minha ideia, 14 companheiros e amigos, todos eles ávidos de uma boa aventura e bons momentos de convívio e sã camaradagem. Juntámo-nos na Rotunda da Racha, junto à loja do David, a Feelsbike, pelas 07h00, rumando seguidamente ao Vale da Amoreira, onde estabelecemos o "paddock", junto à Casa de Pasto Ideal, para uma reposição calórica e hidratação atempada, logo após a chegada. Saímos para a…

"Volta vadia a ver o mar"

"A felicidade é um fim de tarde olhando o mar" (Marina Nader)
 . . .e foi esse o objetivo deste meu passeio de bicicleta, que gosto de chamar de "volta vadia". Ir ver o mar na Figueira da Foz.
Delineei o percurso, circular como sempre, juntei um grupo de amigos, também eles fãs deste tipo de passeios velocipédicos e fizémo-nos à estrada.
Saímos de Castelo Branco pelas 06h00 e fomos tomar o primeiro cafezinho da manhã à Pastelaria "Estrela Doce", na Sertã, onde o meu irmão Luís nos esperava.
Depois da dose cafeínica e do pastelinho de nata, seguimos para Condeixa a Nova, o local de partida e chegada desta nossa pequena aventura, estacionando as viaturas no parque auto do Lidl.
Cerca das 08h30, já pedalávamos em direção a Ega, a primeira povoação que passaríamos rumo à Figueira da Foz.
O dia estava ótimo para pedalar e o pouco vento que se fazia sentir era nosso aliado.
Sempre em ritmo animado e em alegre cavaqueira, como é habito, quando algumas "per…

"O Trilho da Mina de Ouro do Conhal"

"Só existe um êxito: a capacidade de levar a vida que se quer." (Cristopher Morley) Logo pela manhã, carinha lavada, pequeno almoço tomado ,cafezinho da praxe e na companhia da minha "Maria", fomos até Santana, na aldeia piscatória do Arneiro para uma manhã lúdica e reconfortante pelo Trilho da Mina de Ouro do Conhal. Ajeitei o trilho, cortando a passagem pela cumeada até ao Miradouro da Serrinha e descida acentuada à Foz da Ribeira do Vale.
Saí da aldeia pelo caminho que lá mais à frente ladeia a Ribeira do Vale até á sua foz.
Neste local, onde a ribeira se encontra com o Rio Tejo, formou-se uma ilha a que dão o nome de Cabecinho. Depois de seguir o caminho até à margem do rio, voltamos atrás e fomos até à ilha, passando por duas pontes suspensas, a primeira sobre a Ribeira do Vale e a segunda mais à frente, para ligar à Ilha do Cabecinho. Esta ilha é pequenina . . .uma ilhota, por assim dizer. Nela encontramos uma casa em ruinas, alguns pinheiros e uma mesa e ba…