Avançar para o conteúdo principal

"Rota dos Lagartos by GPS"

Hoje foi dia de lagartagem!!!
O amigo Pinto Infante lá sacou do seu profundo baú, uma mão cheia de trilhos, organizando mais um dos seus já carateristicos eventos, que sobrevalorizam o conceito de btt ludico e eleva a sua "querida" Lardosa, assim como o nosso querido "condado" com estas manifestações ludico-desportivas, onde o convívio e a sã camaradagem, são já uma imagem de marca, fugindo às modernices dos eventos "maratonianos", onde a luta por uma classificação "dignificante" se sobrepõe ao verdadeiro convívio e espírito de entreajuda.
Hoje foi o ansiado dia da Rota dos Lagartos, guiada por gps, onde a malta se agrupava em torno de um ou mais aparelhos e navegava por esses trilhos fora, seguindo o track fornecido pelo amigo Pinto, contribuindo assim para que os campos ficassem libertos da lixeira composta pelas fitas plásticas abandonadas por algumas organizações após o evento e, por outro lado, os trilhos sem o malfadado lixo largado por alguns participantes mais "prós" com os envólucros dos geis, barras energéticas e garrafas plásticas, na sua "terrivel" luta contra o relógio.
Aqui toda a gente parou no abastecimento, comeu, bebeu e confraternizou. Bonito. Lindo de ver!!!
Não havia dorsais para à posteriori dar uma mirada no site da organização para ver as classificações.
Pronto, já disse . . . agora há que aguardar as "bocas" dos "discordantes"!!!
Eram 07h40 quando sai de casa e fui buscar o Nuno Eusébio, meu companheiro de aventura a casa.
Juntou-se o Luís Lourenço e já na Lardosa, o Sérgio Marujo.
Partimos com o grupo da rapaziada que habitualmente se junta nas docas e fomo-nos divertindo com as diversas peripécias ao longo de todo o pecurso, pois animação é o que não falta a esta rapaziada.
O ponto alto foi a passagem pelo Barbaído com os belos "branquinhos" na tasca do Ti Benvindo.
Foi a loucura total. Houve "meninos" que se fartaram de martelar na garrafinha!!! parecia uma romaria!!!
A passagem do Tripeiro, foi um momento divertido com as peripécias de cada um para transpor aqueles enormes pedregulhos, após passagem pela bonita Aldeia de Xisto de Martim Branco.
Com passagem pela Povoa de Rio de Moinhos, última povoação do percurso, depressa chegámos ao final, o local onde horas antes tinhamos partido.
 O Pinto Infante lá nos esperava, assim como um belo par de mini-jolas bem fresquinhas que baixaram um pouco a temperatura, pois hoje foi um dia "acalinado".
O almoço, como já era esperado, foi farto e bem confecionado e mais uma vez juntou a rapaziada para mais um momento de bom convívio.
Seguiram-se as despedidas da praxe a outros companheiros de outras latitudes e nós regressámos á cidade e, para que a tradição não se perca, "pousámos" ainda na Padaria do Montalvão para a sossega da praxe.
Uma calorosa manhã de btt, tanto a nível atmosférico, como de calor humano, partilhada por um bom lote de amigos e proporcionada pelo amigo Pinto Infante.
Aguardo já pela próxima. Busca lá uns trilhos pró Baú prá malta se divertir e confraternizar!!!

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos,
ou fora deles.
AC

Clip de Filme

Comentários

FMicaelo disse…
Excelente video! Aquelas paisagens estão fantásticas, com aquelas quedas de água.

Deu para ver muita malta amiga, ainda por cima em bons momentos de diversão! Excelente
Pinto Infante disse…
AC.
apetece-me dizer isto:
desde que me lembro andar nestas andanças já tu andavas e se calhar há muito tempo.
melhor que ninguém és o maior conhecedor dos trilhos da Beira Baixa. sempre te admirei pela tua capacidade como "carcaça ou raposa velha" que fazes dos teus tempos livres um desporto que tanto gostas, e que te te trás alma para viceres essa reforma da maneira livre como és.
não é a 1ª vez que te digo isto, mas para mim, é sempre um grande prazer receber a tua companhia, critica e amizade.
um pontinho de excepção neste video que mostras na rota dos lagartos:
a queda do Nuno em direto está quanto a mim brutal e espelha bem o espirito deste passeio. a alegria de quem participa, é pura e simplesmente brutal.
um dia destes faço-te uma surpresa que como deves calcular não te vou dizer, porque é surpresa eh eh
bem haja pelo apoio, comentário e participação neste e noutros eventos.
Pinto Infante

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel