sábado, 11 de janeiro de 2014

"Marateca"

Findo 2013 e com 2014 a dar as primeiras "pedaladas", o pessoal vai saindo da "toca" e ensaiando as primeiras pedaladas, sempre com a mesma "lamuria" dos excessos desta quadra festiva e a necessidade de começar a definir um pouco melhor o corpinho!
Na Rotunda da Racha, apareceram esta manhã. além de mim, o Álvaro Lourenço, António Leandro, Rui Salgueiro, Jorge Palma, Nuno Eusébio, Luís Lourenço e o António.
Combinámos ir dar uma voltinha pela Marateca, um recanto sempre encantador, seja qual for a época do ano.
Saímos da cidade pela zona da Mina e rumámos ao Salgueiro do Campo, onde tomámos a nossa direita com direção a Tinalhas, passando pelo Juncal e Freixial do Campo.
Passámos pela aldeia e junto à escola primária virámos para a estradinha panorâmica que contorna parte da bacia hidrográfica da Marateca, com belos quadros paisagísticos, que nos entretiveram um pouco o olhar.
A barragem, como sempre, mostra o seu explendor, realçado por alguns dos seus pequenos ilhéus, que lhe realçam a notoriedade.
Contornámos a rotunda à entrada da Lardosa e pela N.18, fomos até ao cruzamento norte da Soalheira, então o nosso destino e onde parámos para a matinal dose de cafeína.
Em conversa amena e com algum humor à mistura, por ali esuivemos algum tempo até que resolvemos regressar à cidade.
Cruzámos a povoação seguimos pela estreita estradinha entre quintas que vai entroncar na que vem de Louriçal do Campo, junto à barragem.
Voltámos a dar uma mirada naquela enorme extensão aquática, agora noutra perspetiva, em nada inferior à anterior, à passagem pelo paredão.
Voltámos à rotunda da Lardosa, agora em sentido inverso, para entrarmos na N18-7 para tomar o rumo aos Escalos de Cima.
A malta ia animada, como sempre, e entre conversa mais séria e outra menos séria, onde a "laracha" sobressaía, chegámos aos primeiros Escalos, os de Cima, continuando para os de Baixo e depois Castelo Branco, onde entrámos pelas 12h45, com 77 kms pedalados de forma lúdica em amena cavaqueira.
Amanhã é dia de sujar o fatinho com uma betêtada, com concentração nas Docas pelas 8h.
Aparece!

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC 

Sem comentários: