Avançar para o conteúdo principal

"Inauguração da Sede da ACCB"

#2º. Raid AC-Trilhos e Aventuras#
"Uma visita à Gardunha"
(08 Julho - 08h)
.o0o.
Pensamento:
"Todos tentam realizar algo grandioso, sem reparar que a vida se compõe de coisas pequenas"
(Frank Clark)

percurso no google

altimetria

.o0o.
Hoje, pouco depois das 07h, espreitei pela janela e chovia copiosamente.
Por isso, pensei que ninguém apareceria para andar de bicla.
Puro engano!!!
Pelas 08h10 toca o tlm. Era o Jorge Palma a perguntar se eu ia pedalar. Claro que ía, só precisava de um incentivo.
O Jorge Palma e o Marcelo já se encontravam no P. Infantil da P. Marques. Equipei-me rápidamente e lá fui eu ter com eles.
Como o tempo estava um pouco instável, resolvemos ir juntar-nos à malta do passeio da ACCB e lá fomos em direcção à nova sede sita nas piscinas antigas no Castelo.
Quando ali cheguei deparei com muita malta conhecida. Cumprimentos da praxe, mas pessoal para pedalar num evento destes era escasso, mesmo sendo o almoço "à borliú".
Havia dois percursos, um de btt e outro para as asfálticas.
Ninguém sabia para onde ía nem quantos kms iria efectuar, o que interessava era estar de regresso pelas 11h30/12h para a inauguração.
Bem, lá partimos todos em conjunto até à rotunda da Granja, onde a malta do btt virou à esquerda em direcção à barragem da Talagueira, pois tinhamos combinado entre nós ir-mos até às Benquerenças, circundarmos a aldeia e regressarmos pelo outro lado da via férrea.
E assim foi!!!
Onze betêtistas com vontade de sujar o "fatinho", pois charquinhas de água e lama não faltaram em todo o percurso, pedalaram em amena cavaqueira até às Benquerenças, onde parámos no Café Antão para tomar o cafézinho, mas só três aderiram a este ritual, não conseguindo resistir àquele irresistível aroma. Os restantes ficaram lá fora na conversa.
Montámos de novo nas biclas e rumámos a Castelo Branco, onde chegámos pelas 11h20, com 32 kms percorridos, isto na parte que me toca.
À chegada à zona de Montalvão a malta começou a dispersar, cada um para suas casas, para tomarem o respectivo banho e apresentarem-se posteriormente com apetite suficiente para atacar o "bácoro" que, em movimentos cíclicos, rodava no especto aguardando a nossa chegada.
Pelas 12h30 lá estava eu acompanhado do Nuno Maia, que me deu boleia, a entrar nas instalações onde havia mesas colocadas estratégicamente, bem recheadas de comida e bebida à descrição.
Posicionei-me junto à máquina de tirar cerveja, onde já outros companheiros "habitués" nestas lides de "emborcar" umas bjecas sem gargalo se encontravam em posição.
Por alí me mantive, não tivesse eu ao meu lado o Luís Bolhas, o melhor tirador de cerveja da actualidade, com qualquer das mãos.
Entretanto o "bacorinho" começou a fase de adelgaçamento e as travessas começaram a circular, mas por pouco tempo, pois o pessoal já não tem paciência para tanta espera e adoptou a táctica do "formigueiro" em direcção ao dito cujo e por vezes com esperas enervantes para conseguir que a desejada lasca pousasse na fatia de pão, estratégicamente colocada numa das mãos .
O pessoal comeu e bebeu quanto quiz e creio que toda a malta ficou satisfeita, quer pelo manjar, quer pela camaradagem emanada da malta que por ali se juntou.
Foi um dia bem passado.
O Sr Presidente da Câmara Municipal cá do nosso Burgo, fez o discurso alusivo ao evento, notando-se nas suas palavras vontade de colaborar com as associações da cidade, assim como os representantes das três associações cujas sedes foram hoje inauguradas.
Pessoalmente desejo às três associações que tudo corra pelo melhor e que o dia de hoje, seja o primeiro de muitos em prol do associativismo e do desporto em geral.





Terça feira, dia 19, há pedalada.
Quem quiser pedalar connosco, compareça pelas 08h no P. Infantil da P. Marques.
Até lá
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel