domingo, 10 de junho de 2007

"Raid ao Castelo do Rei Wamba"

Pensamento:
"Para quem tem medo, tudo são ruídos"
(Sófocles)
.o0o.

Altimetria

percurso no google

.o0o.
Quando de manhã espreitei pela janela, o dia apresentava-se muito nublado mas com algumas abertas.
Mas era o dia do Raid, e mesmo que não fosse, não era motivo para desistir.
Assim, preparei-me e lá vou eu para o local de encontro.
Quando cheguei, nem vivalma, nem uma agulha bolia na quieta melancolia do Parque Infantil. Encostei a bicla e sentei-me num banco dizendo para comigo: alguém há-de aparecer, bolas!!! Depois pensei, se calhar como estão habituados às 08h30, fizeram confusão e vão aparecer a essa hora, mas eu não ia esperar estava decidido a ir mesmo sózinho: è que sou teimoso "c'mó catano" e não era umas pingas d'àgua que me desviavam do meu objectivo, além de que as biclas são mono lugar e não tinha compromisso de levar niguém à boleia.
Já passava das 8h quando aparece o Joaquim Cabarrão e fiquei admirado, pois não esperava por ele. Seguem-se o Roberto e o Fidalgo.
Telefona o Arlindo dizendo que não pode ir e o Jorge Palma que fez confusão com o horário, mas que ia, ficando combinado esperar junto ao NERCAB.
Começa então a caír uma chuva mais intensa e uma desistência. O Joaquim Cabarrão resolveu voltar, presumívelmente, ao vale dos lençóis.
O Fidalgo ainda se atrapalhou e também não se importava de desistir, mas como eu e o Roberto tinhamos decidido continuar ele foi também, não se arrependeu!!
À chegada ao NERCAB a chuva parou para dar início a uma manhã propícia à prática do BTT, com uma temperatura amena e com o dia a clarear deixando-nos mirar o horizonte.
Entretanto chega o Jorge Palma e lá fomos nós para a nossa aventura: e que aventura!!!
Não vou entrar em grandes narrativas, apenas dizer que quem participou gostou certamente dos trilhos que percorreu, porque foram espectaculares. Houve de tudo!!! Estradões, trilhos. single tracks e passagens por aldeias bem bonitas.
Houve também e isso era sabido, umas subiditas e descidas a condizer, para todos os gostos: rápidas, técnicas e assim assim.!!!
Foram 8 as povoações que cruzámos e uma vila: Represa (Apeadeiro), Amarelos, Rodeios, Vale do Homem, Tojeirinha, Alvaiade, Vila Velha de Rodão, Coxerro e Retaxo
O Roberto e o Fidalgo, que aqui louvo pela coragem, pois não são considerados "craques" da nossa praça, foram apenas até Vila Velha de Rodão, depois de subirem ao Castelo, onde depois apanharam o Comboio para Castelo Branco. Castiço, heim!!!
O Jorge Palma, apesar de andar dorido duma queda que apanhou hà cerca de 15 dias, aguentou-se, ainda assim, com um ritmo que parecia lento, mas que para um acumulado de 1527 em 91 kms e a uma média horária de 15kms não é nada mau.
Chegámos cerca das 16h15 porque fizémos muitas paragens, não havia grandes pressas em chegar, nem nada para ganhar: tampouco havia classificação final, por isso, os amigos terão de acreditar no que lhes dissermos.
Parámos no Coxerro e mandei fazer 2 sandes mistas que saíram XXL, talvez porque a faca já estivesse um pouco "romba", comi uma e bebi uma "bjeca" sentadinho à mesa com o Jorge. Conversámos um pouco e por ali nos mantivémos, seguramente, mais de meia hora.
A segunda sandes "ataquei-a" antes de chegar à Sra da Guia, pois o depósito "glucémico" já estava a entrar na reserva.
Ainda cheguei a Castelo Branco em bom estado, despedi-me do Jorge na Rotunda da Carapalha e segui para casa.
Ao idealizar este Raid, foi minha intenção partilhar o conhecimento do que melhor conheço a nível de trilhos com os amigos, divertirmo-nos um pouco e pedalar algures por aí de forma livre e descontraída.
Sei que estes raid's são algo duros, mas vendo dezenas irem aos "Portalegres", "Gardunhas", "Pontes de Sôr", "Guardas" "Zarzas" e outros, alguns debaixo de grandes intempéries, pensei que a quilometragem ou algum acumulado mais elevado não seria motivo para não participar e para alguns, conhecerem a beleza da nossa região, que é bem linda e com zonas espectaculares para o BTT.
Mas o repto continua: "irra", que sou mesmo teimoso!!!
Fica já anunciado o Dia 8 de Julho para o 2º. Raid "Uma visita à Gardunha" (não há antenas para ninguém)com partida do Parque Infantil da Pires Marques às 08h.
Quem me quiser acompanhar, basta aparecer acompanhado duma duma "bicla" e vontade de pedalar. O apoio baseia-se na "camaradagem" e os abastecimentos ficam ao teu critério. Uma coisa tens já garantida. Vais "arfar de certeza e dar cabo do cortiço, a não ser que estejas mesmo em forma!!!
Estou a brincar!!! o andamento será ajustado ao grupo presente, se houver??
Agora umas fotos apenas da primeira parte, pois com receio dumas pinguitas d'àgua não trazia a digital à mão de semear na segunda parte do percurso e fui preguiçoso, não tirei fotos.

Terça Feira, dia12, quem quiser pedalar por aí, apareça pelas 08h30 no P. Infantil da Pires Marques.
Até lá
AC

3 comentários:

NunoDiaz disse...

tenho pena de não poder ter acompanhado, era para te voltado no comboio, mas não estive cá, fica prá próxima, cumps.

Abilio disse...

Valeu a pena! pelas duas viagens, a de bicla, que foi espetacular os trilhos e as aldeias por onde passámos. O nosso objectivo foi cumprido, nunca se pôs a hipotese de voltar de bicla. A viagem de comboio, as biclas não pagam,deixou-me com vontade de fazer outro percurso e voltar também de comboio. Resumindo 6 estrelas. parabéns Sr. Cabaço, fico à espera das fotos. Abilio Fidalgo

Varadero disse...

Também gostava de poder ter ido, até porque era uma volta que eu um dia inocentemente sugeri!!! Inocente porque desconhecia os Km e as subidas.
Tive compromissos daqueles pelos quais só passamos uma vez na vida!
Mas é certo que vou continuar a pedalar para recuperar algum andamento (pequenito) que já tinha!!!
Parabéns pela volta!

Há é verdade que quiser uma Trek 8900 muito bem equipada e com um preço bem em conta vá até ao meu blog: http://varadero-2-rodas.blogspot.com/2007/06/trek-8900-195-vende-se.html