Era com alguma curiosidade que aguardava o passeio de Btt da Rota dos Lagartos, organizado pelo meu amigo Pinto Infante, pois este ano tinha-nos prometido uns single tracks espectaculares na bonita área que envolve a Barragem de Santa Águeda (Marateca).
E a curiosidade transformou-se em prazer, ao pedalar naqueles trilhos sábiamente escolhidos e que só o poderiam ser, por alguém que pratica btt.
Aqueles trilhos não estão em qualquer mapa e alguns foram mesmo inventados, o que mostra a vontade de inovar e agradar à malta que se desloca aos seus passeios. E a malta agradece!!!
Creio que não houve ninguém que não ficasse satisfeito com o que a "Rota dos Lagartos" lhes proporcionou este ano, a não ser o facto de durante os 50 kms do percurso não ter sido avistado nenhum exemplar. Pudera!!! A lagartagem neste dia estava toda concentrada no Vale do Jamor, lá para os lados de Oeiras!!!
Desloquei-me à Lardosa na companhia do amigo Fidalgo e após ter ido ao secretariado e dar por ali umas voltas revendo alguns amigos, constatei que mais uma vez e não sei porquê, a malta de Castelo Branco, com as devidas excepções, não apareceu, tanto mais que este é um dos eventos de qualidade cá do nosso "arraial", entre outros.
Não me refiro óbviamente a "farnéis" e outros "apêndices" dos passeios, pois quando lá vou é para pedalar e participar, apesar de também gostar de encostar às "boxes" quando há boa comida e bebida, mas sim à beleza das paisagens criadas pela Barragem da Marateca e pelos belos e bem escolhidos trilhos, com muitos single tracks, uns bem "molinhos" e outros mais "rijinhos", que foram uma "delícia" para quem gosta de pedalar.
Pessoalmente adorei o percurso escolhido e onde este ano efectuámos a subida quase até à Casa do Guarda por S. Fiel, onde o arfar da subida se transformou em adrenalina na descida para o Louriçal com singles de rara beleza e descidas entre pinhal, simplesmente espectaculares.
Neste passeio não me dediquei lá muito à fotografia e estou arrependido, pois não pude aqui expressar o que tento dizer por palavras.
Comecei logo nos kms iniciais com problemas no desviador dianteiro, acabando por ficar apenas com o prato pequeno, quando o cabo se soltou.
Com a ajuda do Fidalgo consegui ultrapassar esse obstáculo e pôr de novo o desviador a trabalhar correctamente.
Depois durante o percurso fui perdendo parafusos da pedaleira, chegando ao final apenas com um parafuso.
Inicialmente fiquei com a impressão de que tinha a pedaleira grande empenada, talvez por ter batido nalguma pedra, mas já teria certamente perdido um ou dois parafusos e preguiçoso, apenas parei quando a corrente já se entalava entre o prato grande e o médio.
Com tudo isto vinha a "deitar fumo pelas orelhas" e com as pinguitas de água caídas do céu que de vez enquando tentavam dissolver alguma lama que vinha agarrada ao "fatinho", resolvi deixar ficar a digital na "gaiola"!!!
Mas vou lá voltar e com calma tirar umas fotos e postar aqui no blog, para a malta recordar e alguns verem o que realmente perderam!!!
Depois foi o merecido banhinho de água quente e o repasto final bem confeccionado e bem regado, à moda de cada um, para no final tomar o cafézinho no bar do Clube e dar dois dedos de conversa na companhia de amigos, alguns que já não via há algum tempo.
O relógio foi andando e pelas 16h10 foi o regresso cá ao nosso "burgo" para uma deslocação rápida para o sofá e calmamente assistir à final da Taça de Portugal.
Mais um dia para a guardar na "prateleira" das boas recordações, que um dia, que espero seja longínquo, quando encostar a "bicla", será onde me entreterei a rever alguns dos bons momentos que vivi e partilhei na companhia de amigos.
Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC
Comentários
Encontra lá esses parafusos para um dia destes lá voltares.
Abraço
Pinto Infante
"bttpedrogaodesaopedro.blogspot.com" um abraço do amigo Tiago Penedo.