Depois de uma semana de tempo instável, onde a chuva foi predominante, adivinhava-se fácilmente que esta 1ª Maratona de S. Lourenço, em Abrantes, não seria pêra doce no tocante ao estado dos trilhos.
Já há alguns dias inscrito e apesar de ter chovido toda a noite e continuando durante a manhã, não poderia deixar de estar presente nesta Maratona, a cuja organização estava ligado o amigo Chamusco, um companheiro bem "castiço" e reinadio.
De Castelo Branco eram 6 os participantes e todos eles alinharam na partida do evento.
A saber: AC, Rui Pires, Pedro Roxo, José Luís, Vasco e Rui Leitão.
Marcámos encontro pelas 07h na Padaria de Montalvão para a matinal dose de cafeína e em caravana rumámos a Abrantes, onde chegámos pelas 08h ao aprasível Parque de S. Lourenço.
Fomos dos primeiros madrugadores a chegar ao local, pois ainda pouca gente por ali se encontrava.
Depois de levantar os dorsais, por ali nos mantivemos na conversa e dando conta da azáfama da chegada dos restantes participantes e respectiva azáfama na preparação das bikes e respectivo material.
Esta Maratona tinha componente competitiva e os participantes foram alinhados nas respectivas categorias, desde séniores a veteranos.
A partida deu-se pelas 09h30 após um pequeno briefing e lá arrancou aquele colorido pelotão em direcção aos trilhos.
Estes encontravam-se em estado deplorável para a prática do Btt e foi um constante lamaçal durante todo o percurso, onde a concentração era total e a possibilidade de quedas estava sempre presente e algumas houve, mas sem consequências.
A dificuldade ficou acrescida com as condições atmosféricas, tornando as subidas um suplício e as descidas um martírio.
Todas estas condições tiraram a côr ao que teria sido esta maratona com tempo seco, pois toda ela estava recheada de bonitos trilhos e excelentes paisagens, que não se puderam apreciar na sua plenitude derivado à chuva e neblina e sobretudo à concentração necessária para manter a bike nos trilhos.
Contudo, nada disso tirou valor a este evento a cuja organização dou os meus parabéns pelo esforço e pela organização à altura duma maratona desta natureza.
Se bem esteve na recepção aos participantes, melhor esteve na assistência durante a prova, culminando com um excelente almoço de bufet, composto por três variedades na sua ementa, além das respectivas saladas e sobremesas variadas, podendo cada um repetir as vezes que quisesse e como lhe aprouvesse.
A malta cá do burgo portou-se bem com boas classificações na prova, apesar da dureza da mesma, conquistando eu (AC) o 1º. Lugar em Veteranos C e o Rui Leitão o 1º. Lugar em Veteranos B, apesar de não participar com intenção de competir, mas como o dia não estava bom para a fotografia, a chuva e o estado do terreno quase que me obrigaram a andar um pouco mais rápido, dentro do razoável, acabando por ganhar o 1º. lugar na minha categoria, sem que fosse esse o meu objectivo principal. Mas também não me fica mal!!! (acho eu)
Depois de conseguir largar o fatinho com quilos de lama agarrada, tomar o banhinho retemperador, almoçar e assistir à entrega de prémios, regressei a casa, na companhia da restante malta, com excepção do Rui Pires, que ficou no Rossio de Abrantes, ainda a tempo assistir à goleada do "Glorioso" ao Marítimo.
Um adversário a ter em conta, lá mais para a frente!!!
No próximo Sábado vou pelo segundo ano consecutivo participar no mítico Tróia - Sagres desta vez acompanhado pelo meu amigo Joaquim Cabarrão, um excelente rolador e um bom companheiro de longa data.
Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC
Comentários
www.cciclismo-vilaflor.blogspot.com
Boas pedaladas!!