Avançar para o conteúdo principal

"Passeio atribulado"

A manhã começou com temperatura amena nesta quarta feira de btt, mas no final da aventura de hoje o resultado não era muito positivo.
Duas quedas, um desviador partido e um drop out empenado, foram o resultado de um dia para esquecer, pelo menos na parte que me toca. Mas, os imprevistos são isso mesmo, imprevistos!!!
E como tal, há que continuar e não deixar que os pequenos azares não nos deixem "stressados" e nos mudem o humor, e consequentemente, a forma de encarar o dia. Está feito, nada há a fazer, apenas reparar e continuar, sem que tal facto nos estrague o dia.
Hoje na companhia do Mike, do Filipe, do Paulo Jalles e do Bruno, fomos dar umas pedaladas lá para os lados do Lurgo da Nogueira, um local aprazível junto à Ribeira de Alpreade.
Partimos pelas 08h10 com passagem pelo Alagão, Curral do Prego e Monte Brito e continuando pela Travanca chegámos a Alcains.
Após cruzarmos a linha férrea junto à Estação, continuámos em direcção aos Escalos de Baixo e após atravessarmos a povoação rumámos à Lousa com entrada junto ao depósito, agora zona complicada com obras e onde o Bruno teve a sua segunda queda, pois já tinha caído antes numa quelha à entrada de Alcains, ao prender uma das extensões de guiador numa giesta, felizmente sem consequências.
Já na segunda queda, à entrada da Lousa, magoou-se um pouco, mas nada de grave, apenas umas pequenas escoriações.
Alí tomámos, desta vez o pequeno almoço, no Café da D. Lina, mais uma simpática senhora que gosta de conviver com a malta do Btt, que vinha bem escondidinho no camelback do Mike. Uma mochilinha cheia de surpresas!!!
Dalí saíu um belo naco de bolo caseiro que deliciou a rapaziada e que bem serviu de aconchego ao cafézinho matinal.
Obrigado Mike, podes continuar a mimar a malta, que ninguém se zanga. eh eh eh!!!
Partimos então em direcção ao Lurgo da Nogueira com passagem pela bonita zona da Nesvelha e Terra Navancha.
Foi já na subida para a Mata e num desvio das obras ali existentes para a nova estrada de ligação a Idanha-a-Nova que um pau se enfiou no desviador e derivado à pedalada em esforço, pois ía a subir, simpesmente partiu-se, sem me dar qualquer hipótese e entortando também o drop out.
Nada havia a fazer se não tentar reparar o problema e chatiar-me não resolvia absolutamente nada, pelo contrário apenas complicava.
E como não sou "rapazinho" de ficar a chorar pelos cantos, lá puz mãos à obra retirando o desviador quebrado, ajustando-o com uma abracadeira a uma das escoras e transformei a minha Spark numa single speed ajustando a corrente para o tamanho correcto, colocando-a na pedaleira 32 e no carreto 19. Para já, problema resolvido e agora toca a pedalar para casa.
Parámos ainda para beber uma bjecazinha preta num café na Mata, que as tristezas não pagam dívidas e a partir daí era minha ideia regressar a casa por percurso diferente e a rapaziada continuava pelo trajecto inicialmente delineado, mas estes, simplesmente não me deram hipótese e não me deixaram vir sózinho. Obrigado malta!!! Mas eu sou de opinião de que amigo não empata amigo e poderiam ter continuado, mas apreciei a vossa atitude. Ficou registado!!!
O percurso a partir da Mata tinha umas passagens algo técnicas e umas subiditas não muito ajustadas para uma single speed, pelo menos para a minha, pois gosto de colocar cada coisa no seu lugar e o meu corpinho já hoje se queixa de grandes asneiradas que cometi na minha juventude, por isso, moderação AC, moderação. . . que o tempo do vai a todas já lá vai. eh eh eh!!!
Assim, tomámos outro rumo somando mais estradões ao percurso de regresso, que se fez pelas imediações de Escalos de Baixo e Monte S. Luís, onde ainda parámos junto à igreja, para a foto de grupo.
Na Fonte Santa entrámos no asfalto e assim continuámos até à cidade, onde chegámos pelas 12h30 com 60 kms percorridos numa manhã atípica, mas que não deixou de ser uma bonita manhã de btt, apesar dos precalços.
Eu e o Mike, fomos ainda fazer uma visitinha ao Bar da Associação da Boa Esperança, onde bebemos uma derradeira bjeca acompanhada dumas "mancarras" e demos dois dedos de conversa.
Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC

Comentários

Pinto Infante disse…
Cá para mim andas a cumprir uma promessa com os desviadores!!!Onde é que já ouvi isso? Drop não sei o quê??? Bem, arranja lá isso para ires a Serpa.
É desta maneira que aproveito para te desejar a ti e aos teus uma excelente Páscoa
Pinto Infante

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel