Avançar para o conteúdo principal

"Uma viagem à Camões"

Hoje apresentámo-nos na Pires Marques, seis companheiros com vontade de dar umas pedaladas por aí. AC, Filipe, Pedro Barroca, Bruno, João Valente e FMike.
Sem nada préviamente definido, questionou-se se alguém tinha alguma ideia, ou preferência.
Foi o Pedro quem disse que já por duas vezes tinha ido pedalar para os lados do Salgueiro, mas nunca concretizou o percurso por ter de regressar "à base".
Fizemos-lhe a vontade e fomos pedalar pelos trilhos do Chão da Vã e Camões, num percurso circular e interessante.
Saímos da cidade pela Tapada da Figueira e rumámos ao Santuário da Senhora de Valverde, onde desta vez não houve práticamente paragem e continuámos em direcção ao Palvarinho, onde entrámos pelo famoso single track.
Subimos ao alto da aldeia e parámos no Café da Praça para a dose matinal de cafeína e dois dedos de conversa.
Dali saímos direccionados ao Salgueiro, fazendo a vontade ao Pedro, que disse nunca ter visto o Salgueiro daquela perspectiva (ângulo).
O Chão da Vã era o nosso próximo objectivo, que atingímos após a travessia, agora fácil, do Rio Tripeiro.
Desta vez a subida foi feita sem perseguição de nenhum tractor agrícola, à moda do Mike, e a rapaziada lá a conquistou a bom ritmo, para já no alto acelerarmos em direcção ao grande empreendimento, cujo nome não sei, com uma área enorme de plantação de vinha e olival.
Ladeando a Serrasqueira, encetámos rápida descida para a bonita Praia Fluvial do Muro, com paragem obrigatória e a usual foto de grupo.
Mais uma grande subida, onde apenas a parte inicial, causa algum desiquilíbrio, mas depois de apanhar ritmo lá se vai fazendo e já no alto, mais um arranque até de novo chegarmos ao Palvarinho, com nova paragem, desta vez no Café "O Fontenário" para saciar a sede e criar alguma coragem para a seguinte subida após passar a Ponte de Ferro.
Chegados ao Monte da Barreira, fomos desta vez guiados pelo Pedro Barroca, que nos mostrou como se contorna aquele esquisito "caramouço" de cimento rugoso.
Após a passagem superior sob a A23, lá entrámos então nos trilhos já quase citadinos, para à saída da Cova do Gato nos despedirmos da malta com compromissos mais prementes e os restantes, eu o Mike e o João Valente lá fomos fazer uma visitinha à tasca do futebol, bem frequentada pela malta mais antiga nos intervalos dos jogos e nas tardinhas de sueca e jogo do chinquilho.
Alí bebemos um par de bjecas em amena cavaqueira, a que se nos juntou o Nuno um amigo emigrante na Suíça e também apaixonado pelas bikes, no seu caso as asfálticas, que vinha a chegar da sua diária voltinha, hoje sem companhia.
Por alí nos entretivemos até que o Mike teve que nos abandonar à pressa, pois a hora já ía adiantada.
O João lá seguiu o seu destino até ao outro extremo da cidade e eu e o Nuno seguimos juntos até à Rotunda da Europa.
Foram 58 kms divertidos numa bela manhã de Btt.
Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC
Vídeo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-