Avançar para o conteúdo principal

"De Castelo Branco a Marvão em BTT"

Já há cerca de um mês que tinha planeado esta ligação em Btt.
Hoje, cerca das 08h30 saí montado no meu "tanganho" em direção à altaneira Vila de Marvão.
A manhã estava bastante fria e ventosa, mas eu ía precavido.
Passei pela Represa em direção às Sarnadas e Atalaia, descendo depois a Vila Velha de Rodão, com uma pequena paragem para contemplar a sempre bonita barragem da Açafa.
Passei pelas traseira da fábrica de papel, com intenção de ir á bolaria comer um dos seus famosos "bolinhos". Esquecera-me que a mesma fecha aos domingos. Chatice!!!
Passei então a ponte sobre o Rio Tejo, não sem antes mirar as lindíssimas Portas de Rodão, entrando mais à frente no estradão que segue paralelo ao rio, com uma panorâmica fantástica.
Entrei nos singles do PR.6, que segui até ao monte abandonado.
Entro sempre em estado adrenalínico quando pedalo naqueles carreirinhos. Espetáculo!!!
Adentrei-me seguidamente no eucaliptal, entre estradões, até começar a descer para a Aldeia de S. Simão, com uma soberba paisagem sobre a minha esquerda ,onde no horizonte se vislumbravam as aldeias de Salavessa e mais à frente a de Montalvão. Bem bonito!!!
S. Simão está "de braço dado" com o Pé da Serra, uma aldeia onde nunca tinha entrado e fiquei maravilhado com as suas pitorescas ruas e bonitos recantos.
Ali parei num pequeno café e tomei a matinal dose de cafeína e algo mais sólido pois já ía com algum tempo de pedalada.
Em constante sobe e desce, cheguei ao entroncamento com a estrada que vem de Nisa e a estradinha municipal de Pé da Serra, para entrar em rápidos estradões que me levaram a Póvoa e Meadas, onde fiz nova paragem, no Café Oasis, para comer algo mais sólido e beber uma "jola".
Dali saí novamente para os rápidos estradões, com um ou outro single, ou passagem mais peculiar, quase sempre entre pequenos aglomerados de carvalhos e ralos castanheiros, espalhados em paisagens mais amplas.
Castelo de Vide já se vislumbrava e já me começava a poupar para a dura subida ao Forte. Toda ela em calçada romana e com vários degraus, que apesar de não terem grande altura, em subida são um martirio. Mas a prova foi superada!!!
Adoro aquela entrada. Aqueles pórticos nas muralhas e transpô-los a pedalar é de fato um grande gozo.
No seu seguimento, adorei aquelas ruelas com as suas baixas casas riscadas a amarelo e azul e a passagem por vários pórticos da muralha até chegar á praça principal. Uma delícia, para quem gosta e desfruta destas pequenas aventuras.
Ali encontrei a minha filha Daniela e o namorado, que por ali andavam em passeio turistico e por ali ficaram para almoçar, para mais tarde me irem buscar a Marvão.
Mas já estava a 16 kms, pelos trilhos, pela leitura do meu gps.
Foi a partir dali, que quase me "babei" a pedalar por aqueles trilhos, simplesmente espetaculares, sacados de vários PR's da região e que contemplavam uma boa série de troços em calçada romana, que fizeram abanar, e bem, este velho esqueleto!!! Mas não se preocupem . . . abana, mas não cai!!! pelo menos, por enquanto!!!
Singles para todos os gostos e feitios, rasgando as matas de carvalhos e castanheiros pelas encostas da serrra. Ora a subir, ora a descer. Ora mais ou menos técnicos, ou simplesmente fluídos. "Una gozada" como diriam nuestros hermanos!!!
Foi para mim um dia fabuloso, que gostaria de ter partilhado com alguns amigos, que, por este ou por aquele motivo, não puderam participar. Haverá outras oportunidades.
A chegada a Marvão foi fantástica e bem dorida, com aquele último troço de calçada romana, mas bem bonita, por sinal, ainda vestida com a folhagem do recente outono. Eram 15h30. Uma hora decente que me permitia chegar a casa ainda com o sol no horizonte.
A entrada, em si, foi triunfal e com especial prazer, por ter concluido mais uma das minhas obstinações aventureiras.
Subi ao castelo pedalando, com um sorriso de orelha a orelha. No jardim, junto à muralha, lá estavam a minha filha e o namorado que me trouxeram de volta à cidade.
A próxima aventura vem aí, talvez ainda este mês. A ver vamos!!!
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC
Clip de filme (Parte I).



Clip de filme (Parte II)

Comentários

Anónimo disse…
Amigo Cabaço, rui me de inveja ao ler a sua aventura, mas o corpinho ontem so pediu cama, mais uma vez peço desculpa por kalker incomodo k criei, pra proxima ta combinado.

n precisa de publicar, abraço Roxo
Agnelo disse…
É realmente uma ligação fantástica, ainda que nesta altura a vegetação esteja mais "triste" com a falta de cor que a primavera proporciona e com os campos em tons secos devido à ausência de chuva dos últimos meses. Pena não ter havido adesão para esta aventura. Eu realmente não podia porque tinha compromissos de tarde, mas enfim, numa próxima será. Abraço.
AQ
Silvério disse…
Boa dia à noite Don António,
Parabéns por mais esta aventura e pela partilha através dos relatos esclarecedores e das bonitas fotografias e também dos vídeos! Percebe-se que é um passeio extraordinário mesmo a solo, mas, acredito que "abrilhantado" com uma certa cambada teria outro encanto.
Destaco o paragrafo, "Foi para mim um dia fabuloso, que gostaria de ter partilhado com alguns amigos, que, por este ou por aquele motivo, não puderam participar. Haverá outras oportunidades."
É verdade que há mais oportunidades mas as que lá vão já não voltam. É trabalho de todos procurar as condições necessárias para se poder partilhar da presença de amigos, seja em passeios ou não. Por vezes é apenas uma questão de planeamento. Pode parecer difícil mas estou certo de que somos capazes!
"Querer é Poder"
Um abraço
Silvério
Anónimo disse…
Obrigado pela partilha,

Conheço esta zona do Alto Alentejo, e encanta com paisagem vasta e bonita.

Será possível partilhar este trilho em formato digital (kml ou gpx), pois gostaria muito de o percorrer.

Agradecendo a atenção
Francisco

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel