Avançar para o conteúdo principal

"Brrr, uma passeata à esquimó"

Depois do nevoeiro intenso que ontem se fez sentir nalgumas zonas da região, hoje, havia algum receio que o dia se igualasse.
Logo pela manhã quando espreitei pela janela, vi um dia clarinho e sem neblina. Porreiro pah!!!
Depois de ingeri a primeira refeição do dia, desci à garagem e, qual não foi o meu espanto, quando quase não via um palmo á frente dos olhos. Não queria crer.
Mas, como quase sempre era uma densa bola de nevoeiro que subiu dos lados do Rio Ponsul, ou do Ocreza e que envolve a cidade com uma densa nuvem fria e "embirrante!"
Como se isso não bastasse, o friozinho que hoje se fazia sentir andava pela escala negativa e com os campos todos branquinhos. A velhinha fartou-se de peneirar durante toda a noite.
Ainda assim, eu o Jorge Palma e o António Leandro, não abdicámos da nossa voltinha asfáltica de sábado, mantendo o horário das 8h00. Se andar sempre a mudar horários sempre que está frio, se chove, se está muito vento, ou muito calor, vai parecer um harmónio. Por outro lado gosto de sair cedo e chegar cedo, sempre que possível e de cumprir a minha quilometragem programada.
Abandonámos a cidade pela Milhã e rumámos ao Salgueiro do Campo, onde fletimos à direita para a M.550 rumo a Tinalhas, com passagem pelo Juncal e Freixial.
Junto ao cemitério de Tinalhas entroncamos na N.352, que nos conduziu até ao cruzamento para a estradinha panorâmica que segue para o Louriçal do campo, após a subida da Ribeira do Ramalhoso.
Cruzámos o Louriçal e fomos ate à Soalheira para bebermos a matinal dose de cafeína, no café das bombas.
Já aconchegadinhos, cruzámos a aldeia e seguimos a estrada panorâmica que vai entroncar na outra estrada que vem do Louriçal, junto à Barragem da Marateca e que nos conduziu à N.18.
Pouco pedalamos na N.18, virando pouco depois à esquerda para a Lardosa, agora em direção aos Escalos de Cima.
Com um desvio pelas Escalos de Baixo, rumámos à cidade, onde chegámos pelas 11h40, após74 enregelados kms, numa solarenga manhã de inverno.
Depois da abaladiça da praxe, desta vez no Café Lusitano, fomos em busca do banhinho e almoço retemperador.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel