Avançar para o conteúdo principal

Voltinha asfáltica pela Orca e S. Miguel D'Acha"

O cinzento dominou praticamente toda a manhã, num dia farrusco e com frio quanto baste.
Logo de manhã, ao sair de casa para ir ao encontro da malta à Rotunda da Racha, quase não via um palmo à frente dos olhos, com o nevoeiro que cobria a cidade, sobretudo na parte norte.
Não gosto de ir para a estrada assim, mas mantinha a esperança de que fosse apenas na cidade e no seu redor.
O encontro foi hoje pelas 09h15, por compromissos parentais do Nuno Maia ainda o badalo da Torre do Relógio não tinha mandado a badalada das 09h30 quando eu, o Jorge Palma e o Nuno Maia nos fizemos à estrada em direção a Cafede.
E foi só na aproximação a esta aldeia que a neblina nos começou a abandonar e o dia a clarificar um pouco, mas o frio, esse foi nosso fiel companheiro até ao final, apesar de a partir do meio da manhã perder um pouco da sua agressividade.
Passámos Cafede e fletimos à esquerda para a estradinha panorâmica que nos conduziu à Póvoa de Rio de Moinhos, onde parámos, na Pastelaria Flôr do Outeiro para a matinal dose de cafeina e pastelito de nata a complementar.
Dali saímos em direção à Barragem da Marateca, hoje com umas cores incríveis e uma acalmia fantástica.
Sempre na conversa e em pedalada descontraída chegámos à Lardosa, que cruzámos, tomando a direção à Orca, com passagem pelo Vale da Torre.
Na Orca virámos à direita, descemos à Ribeira do Taveiró e Subimos a S. Miguel D'Acha, onde voltamos a parar, no Café da Dª. Maia, onde aquecemos um pouco com um chazinho verde. "Estamos a ficar atletas!"
A hora do almoço aproximava-se e hoje livres das "Marias", resolvemos brindar-nos com um mini almocinho de Natal no Bifanas da Zona Industrial. Bora lá, que a coisa promete!
Descemos a S. Gens e subimos aos Escalos de Cima, onde rumámos aos Escalos de Baixo, pois hoje o transito na N233 estava um pouco "assanhado".
O almocito natalício estava programado para as 14h00.
Chegamos à cidade com 74 kms bem fresquitos e bem animados, fomos em busca do banhinho retemperador.
Já com o fatinho das festas e depois da penteadela da praxe, fui buscar o Jorge e rumámos ao Bifanas.
Hoje abdicamos do bacalhau e mandamo-nos ao pratinho da sopa, um parzinho de apetitosas bifanas ladeadas por um belo par de loiras e um cafezinho a rematar.
Simples . . . tal como nós. E lembrando o bonito poema do Ary dos Santos . . . O Natal é quando um homem quiser, por isso, não o aglutinem. Convertam-no na ideia que ele nos transmite . . . união e solidariedade e, tal como no poema do Ary, é "quando um homem quiser!"
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-