Regressado ontem dum trio de dias em busca de outros ares e outras paragens na companhia da minha "Maria", fui hoje juntar-me á rapaziada na Rotunda da Racha, para mais uma voltinha de velocípede sem motor.
Depois de uma bela "passeata" pelo fantástico Vale de Bestança, de conhecer umas bonitas aldeolas, mirar o Rio Douro e os seus fabulosos vinhedos de vários quadrantes e, claro está, de provar algumas iguarias da cozinha nortenha, sem esquecer a suculenta "Posta Arouquesa e o belo vinho verde, branco e tinto, tinha de voltar às minhas voltinhas ciclísticas na companhia de amigos.
Vai ser "um bico d'obra" esticar a pele do estômago com estes pequenos desvarios, mas, parafraseando António Pessoa. . . "tudo vale a pena, quando a alma não é pequena", ou neste caso, a barriga!!!
Pelas 07h, lá nos juntámos na Rotunda da Racha. Eu, o António Leandro, o Vasco Soares, o Nuno Antunes e o José Dias. Estes dois últimos, amigos que já não via há algum tempo.
Resolvemos ir até às proximidades do Rio Aravil, mais propriamente à rotunda no início da descida à ponte romana, umas centenas de metros antes do cruzamento para o Rosmaninhal.
Saímos em direção a Monforte da Beira, onde parámos, no Café do Joaquim Padeiro, para a matinal dose de cafeína.
Fomos seguidamente até ao Ladoeiro e continuámos até ao cruzamento para a Sra da Graça, onde virámos à direita em direção ao Rio Aravil.
Na citada rotunda, virámos de novo à direita para o Ladoeiro, onde já antes tínhamos passado e parámos no Café do Valente para nos refrescarmos com uma bebida fresca.
Estávamos sensivelmente a meio da manhã e já com uns bons kms feitos, fruto da nossa saída mais matutina.
Por ali nos mantivemos durante algum tempo na conversa até resolvermos regressar à cidade.
Rumámos então aos Escalos de Baixo, via Monheca, para entramos na cidade cerca das 11h30, com 94 kms pedalados num coeso e animado grupo de amigos.
Paragem já quase obrigatória no Café Lusitano na Avenida de Espanha, para a habitual tertúlia de final de passeio.
Entretanto chegam também à cidade, o Luís Lourenço e o Nuno Eusébio, que também foram dar as suas pedaladas e que se juntaram a nós para uma sossegazinha com a bjeca da ordem.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC
Comentários